quarta-feira, agosto 21, 2013

Ato Médico

OK, os vetos ao Ato Médico foram mantidos. Então, eu espero que os colegas profissionais de saúde se responsabilizem por seus atos de agora por diante, porque, até aqui, tenho trabalhado com diversas enfermeiras que diagnosticam e prescrevem sem registrar nada nos prontuários dos pacientes. Quando o paciente vem pra mim, não sabe dizer o nome da medicação (que ficou em casa), nem o que tinha, e nem sempre a enfermeira está no posto pra esclarecer. Eu sou médica, não sou adivinha! Sem falar que, pelo que eu entendi, os vetos foram dados para que as enfermeiras possam tratar hanseníase, tuberculose e malária. O que eu vejo é muito tratamento de infecção respiratória, hipertensão, infecção urinária...

Quando complicar sobra pra quem?

***
O ministro da saúde vai importar 4 mil médicos cubanos
através da Organização Panamericana de Saúde (Opas). Eles não terão direito a escolher o local de trabalho, o que, pelas leis brasileiras, configura trabalho escravo. Também não receberão integralmente a bolsa de dez mil reais que o governo vai pagar aos outros médicos. Esse valor vai ser entregue ao governo cubano e sabe-se lá quanto chegará às mãos de cada um. Se brincar, esses médicos só verão o auxílio-moradia e alimentação.

Nenhum comentário: