sábado, agosto 03, 2013

Passo-a-passo

09.07.13

Procurar MP, ler todas as letras miúdas e os absurdos inventados pelo Governo Federal. Se já doía não ver meus direitos assegurados em praticamente todos os contratos que assinei (quando assinei), imagine a proporção disso a nível federal. O máximo da cortesia foi assegurar a vaga em caso de gravidez. Não falam em pagar a bolsa pra gestante/nutriz durante o afastamento. Separar todos os documentos. Escanear. Eu e impressoras/multifuncionais não temos uma convivência muito pacífica. Consigo escanear, mas como salvo os arquivos de frente e verso num só arquivo pdf? De algum modo, eu consegui, mas não me peça pra repetir o processo. Editar meu currículo, transformar em pdf. Os arquivos, que deveriam ter no máximo 2 MB, segundo a MP, só são aceitos no site com até 1,5 MB e o diploma ultrapassa esse limite, mesmo em preto e branco. A MP fala em certificado de conclusão de curso e eu me lembro que consegui meu primeiro PSF com um documento em que está inscrito 'Atestado'. Tem menos de 1,5 MB! O site só oferece três opções para escolaridade: mestrado, doutorado e pós-doutorado. Cadê a residência? E eu que só tenho o superior completo? Duvido que o Governo Federal queira gente tão qualificada. Isso é erro. Lembro que a MP fala em prioridade pra quem se inscreveu primeiro e isso aqui não é o primeiro mundo, onde seguem todas as leis. Vai assim mesmo! 'Mestrado'. São 00:27h, de 10.07.13. Consegui me cadastrar.

10.07.13

Apareceu a opção 'Superior Completo' e sumiu a opção 'Universidade de Pernambuco'! Não posso corrigir minha inscrição.

11.07.13

Finalmente! Tudo consertado. São 14:50h e emiti meu segundo comprovante de pré-inscrição.

24.07.13

Telefonaram pra mim, do Ministério da Saúde: 'Doutora, consta aqui que a senhora tem um vínculo empregatício de 36 horas em um município'. Eu saí do emprego em 05.06.13! O pessoal manteve meu nome pra continuar recebendo a verba do governo. Eu explico isso pra telefonista. 'A senhora tem que enviar um email declarando isso'. Era o que faltava! Eu vou perder o próximo emprego por causa daquele povo! Será que eu vou ter que voltar naquela cidade pra pedir que me tirem do sistema?

A moça continua falando. 'A senhora entende os direitos e deveres do Programa Mais Médicos?'. 'Entendi, sim. Eu não tenho direito a nada e os deveres são todos'. Eu estou no meio do supermercado. A caixa olha pra mim e sorri. Eu sorrio de volta.

25.07.13

USUÁRIA DECLARA QUE:PARA OS DEVIDOS FINS, QUE NÃO POSSUI VÍNCULO EMPREGATÍCIO EM ÓRGÃO PÚBLICO DESDE O DIA 05 DE JUNHO DE 2013. ESTÁ DECLARAÇÃO ESTÁ SENDO ENVIADA APÓS CONTATO TELEFÔNICO COM O PROGRAMA 'MAIS MÉDICOS' QUE INFORMOU UM VÍNCULO DE 36 HORAS SEMANAIS COM UM MUNICÍPIO (NÃO INFORMADO), O QUAL DESCONHECE, E QUE PODERIA INVALIDAR SUA INSCRIÇÃO NO REFERIDO PROGRAMA.

26.07.13

Esperei dar meia-noite pra acessar o sistema e escolher logo os municípios. Na verdade, não é uma questão de chegar mais cedo. Os critérios de seleção para médicos formados em instituição de educação superior brasileira ou com diploma revalidado no Brasil seguem a seguinte ordem:
- em primeiro lugar, se o Município da vaga pretendida está localizado no mesmo Estado da Federação onde se graduou, obteve certificado de conclusão de curso ou revalidou seu diploma ou ainda onde nasceu;
- em segundo lugar, data e horário de confirmação da seleção no sistema, considerando-se como válido o último registro com confirmação dos dados feita no sistema; e
- em terceiro lugar, prioridade para o candidato que tiver maior idade;

A cidade da minha preferência fica no Estado onde nasci, me graduei e obtive meu certificado de conclusão de curso. Minha inscrição válida é de 11/07, mas certamente TODOS os médicos com apenas curso superior ou residência tiveram que se recadastrar devido ao erro do programa. E eu já estou com quase 38 anos.

À meia-noite, não havia nada no site. A seleção começava às 8h. Mas não começou. O sistema ficou fora do ar até nove e meia. Vamos ao mapa do Estado, porque apesar de ter dado muito plantão pelo interior, eu não conheço a localização de todas as cidades. Elas foram divididas em 6 grupos:

- Capitais
- Regiões metropolitanas
- Distritos sanitários indígenas
- Cidades com 20% ou mais da população em sistema de alta vulnerabilidade social
- As 100 cidades com mais de 80 mil habitantes com mais baixo nível de renda pública 'per capita' e alta vulnerabilidade social
- Demais localidades

Antes de começar a seleção, havia um aviso que eu não tinha nenhuma pendência! E o Ministério também enviou um email encerrando o protocolo relativo à mensagem que eu enviei. Ufa!

Por alguma razão, apenas três cidades da região em que moro se inscreveram no programa: a que eu moro, a que eu quero e uma terceira que não conheço. Duas estão no grupo dos 20% da população muito pobre, então eu teria que escolher uma das duas. A que eu moro foi considerada pelo programa como a de menor prioridade, eu só seria indicada se todas as outras cidades já estivessem com médicos, o que é improvável.

Restou-me escolher quatro cidades, torcendo pra não precisar realmente ir, não pelo trabalho, mas por causa da mudança e do meu tratamento. Eu não me importaria tanto em ir, mas com minhas variações de humor, eu já aprendi que preciso das minhas consultas bimestrais e minhas medicações originais, não importa o quanto isso custe.

Uma dúvida: o Ministério pensa que médico é adivinho? O mapa que eles fornecem mostram apenas as cidades, nada de distritos indígenas! Os nomes não ajudam muito pro Google Maps. Eu tive que escolher às cegas.

À noite, li que os médicos não estão conseguindo acessar o site de jeito nenhum, só os estrangeiros! É verdade que os estrangeiros ainda não podem escolher os municípios, mas se até segunda a pessoa não entrar, acaba o prazo. Sem falar nos casos particulares, como o de um médico que trabalha em PSF, quer ir pra um interior brabo, mas não foi aceito pelo programa porque já tem um vínculo do qual só pode se descadastrar quando começar o outro emprego, afinal, ele tem família e contas a pagar. Ou seja, há males que vem pro bem: se eu ainda estivesse naquele emprego, não seria aceita nesse programa por causa do vínculo.

01.08.13

10:30h
Então que eu perdi o sono, esperando pelo resultado da seleção, porque pode mudar minha vida toda, com direito a mudança pra outra cidade. Finalmente deu oito da manhã e no site sumiu o botãozinho de 'aceitar'. Você digita o CPF, a senha, mas não consegue entrar. Depois de duas horas e meia reiniciando o Firefox - porque na outra etapa foi parecido - eu liguei pra Ouvidoria do SUS. A atendente, 'Senhora, o site está fora do ar'. 'Desde as oito da manhã?'. 'É, desde as oito da manhã'.
Eu agradeci e desliguei, porque ela não resolveria nada, mas o botãozinho tinha sumido há uns dois dias. Antes, eu achei que a página estava em manutenção, mas aposto que os paranóicos de plantão vão dizer que o site está fora do ar de propósito porque, se a gente não confirmar a seleção e levar o documento pessoalmente até o município, a vaga vai prum estrangeiro.

18:30h
Email pra minha irmã de alma
"Amore,

eu consegui! Vou trabalhar na cidade vizinha , fazendo especialização em Saúde da Família e Comunidade, durante três anos, recebendo uma bolsa de dez mil reais por mês. Sem férias, sem décimo-terceiro, mas com auxílio-moradia e alimentação. Considerando que há inúmeras denúncias de má-fé do Governo Federal em favor dos médicos estrangeiros, eu tenho que me considerar muito, muito privilegiada!

Imagine você que os municípios pediram mais de 13.000 médicos e mais de 11.000 médicos brasileiros se inscreveram. Misteriosamente, mais de 7.000 foram eliminados na primeira fase pois constava que o número do deles nos conselhos regionais era inválido! Isso quando conseguiam se inscrever, porque um acento, uma letra maiúscula era o suficiente pro programa recusar a inscrição. Eu mesma lutei pra conseguir registrar que só tinha o superior completo porque não havia essa alternativa.

Na segunda fase, o site saiu do ar. Todo mundo comentou no Facebook. Hoje foi a terceira fase, quando soubemos em que município ficaríamos. Quer dizer, quase não sabíamos, porque o site ficou fora do ar três dias! Devido às opções da segunda fase, se eu não ficasse com a primeira opção, teria que me mudar, mas consegui! Já trabalhei lá e só saí porque entrei em depressão. É um lugar muito pequeno, praticamente só tem uma rua na cidade, o resto é sítio. Agora só falta levar o termo de compromisso pro gestor assinar e postar com os documentos, pra Brasília."

02.08.13

Fui até o município pra secretária de saúde assinar o documento, que ela nem sabia que existia! Tive que acessar a internet pra provar a necessidade da assinatura porque não havia, realmente, nenhum local indicando onde ela deveria assinar. Mas ao chegar em casa, eu reli a MP e o documento está inteirinho lá. Acho que ela não leu o edital.

52 reais de Sedex. De forma nenhuma eu mandaria aquele envelope como carta simples! Ele vale 360 mil reais.

Sabe do que eu me dei conta hoje? O médico entra no 'Mais Médicos', faz a tal especialização em PSF durante 3 anos e, quando termina, vai ser médico de PSF ganhando menos do que ganhava quando não era especialista porque o salário do PSF é menor do que a bolsa!

Obviamente, meu objetivo não é ficar nisso.

Nenhum comentário: