sexta-feira, agosto 23, 2013

Preconceito?

O Governo agora resolveu dizer que nós, médicos brasileiros, somos preconceituosos em relação aos colegas cubanos. Não somos e nunca fomos. Pelo contrário. Estamos nos queixando das condições que eles enfrentarão ao trabalhar. Se o Mais Médicos já é injusto (sem férias, décimo terceiro, FGTS), imagine deixar quase todo o salário nas mãos do governo de Cuba! E não poder escolher onde vai trabalhar, não ter o direito de ir e vir.

Segundo li neste site, dos dez mil reais pagos mensalmente a um médico do Mais Médicos, apenas 700 ficariam com o médico cubano, 2300 reais seriam enviados à sua família em Cuba e os 7000 restantes iriam para o Governo. Somos contra isso, como pode ser preconceito?

Sim, somos contra a vinda de qualquer médico formado no exterior, brasileiro ou não, sem a revalidação de diploma. Qualquer país sério é contra. Não o nosso. Aqui, além de dispensar a prova, se dá curso de língua e do SUS. Ainda dizem que os médicos do país são culpados pela situação em que está saúde.

Queremos resolver a situação, não piorá-la. Eu espero, fervorosamente, que na hora H os conselhos regionais não deem o registro provisório.

Nenhum comentário: