sábado, agosto 24, 2013

Queda de Braço II

"Não vamos fazer registro de estrangeiro ou brasileiro formado no exterior sem que ele se submeta à prova de revalidação. Estamos diante de um impasse. Como esse médico vai poder preencher receituário para remédio controlado, por exemplo, sem CRM, ou fazer solicitação de exames? Como ele vai ser responsabilizado eticamente, se tiver um erro?"
(Helena Carneiro Leão, presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco)

"Existe uma medida provisória que estabelece o registro provisório, e uma autarquia [os conselhos regionais de medicina] não está acima da lei. Pode haver algumas situações de arroubo, como os conselhos do Rio Grande do Sul e Brasília que tentaram se recusar a emitir o registro aos estrangeiros e foram derrotados na Justiça"
(Mozart Sales, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde)

E os médicos estrangeiros, pegos no fogo cruzado, estão achando que o problema é com eles. Um espanhol disse: 'peço que não me recebam mal'. Quanto tempo de conversa a gente teria que gastar pra explicar que ele nem precisava vir porque aqui tem médico suficiente, mas eles não querem trabalhar nas condições absurdas que o governo impõe? Aliás, o governo está gastando uma fábula pra trazer esse povo: aviões da FAB, alojamentos, custeio de até dois dependentes de cada médico... Não seria mais sensato investir esse dinheiro nos postos de saúde?


Nenhum comentário: