segunda-feira, setembro 02, 2013

Jeitinho Brasileiro

Agora me explica: você se candidata a uma função através de uma medida provisória, com carga horária amplamente divulgada nos meios de comunicação, é aceito, lê o termo de adesão, tem um mês pra discordar das cláusulas e no dia de assumir vem dizer que não concorda com a carga horária? Faça-me o favor!

Dois médicos hoje foram desligados do programa Mais Médicos porque recusam a jornada de 40 horas. E muitos, muitos mesmo, simplesmente não apareceram pra trabalhar. Pra ser muito franca, a maioria dos meus colegas não cumpre a carga horária e quem já foi a qualquer posto de saúde sabe que eles atendem correndo e vão pro próximo emprego. Eu é que nunca aprendi a mágica de atender 20 pessoas em meia hora e continuo chegando às oito e saindo às três, três e meia, quatro horas. É a hora que o carro da prefeitura vem buscar a equipe. Aliás, fui informada que vai chegar um novo fundo de incentivo pra atenção básica que vai exigir as 40 horas completas da equipe inteira. Pessoalmente, eu me pergunto se teremos público, num sítio, até as cinco da tarde. Por mim, desde que eu tenha como voltar pra casa e que me liberem pras minhas consultas com a psiquiatra, tudo bem. Eu estou ganhando pra isso mesmo.

(Dia calmo hoje. A enfermeira está num treinamento. Já trabalhamos juntas por mais de um ano, ela é supercalma. A dentista está num congresso. A técnica de enfermagem não veio hoje. Fiz até vacina. Acho que amanhã a população já sabe que eu cheguei e começa a chegar gente pra atender.)

Nenhum comentário: