quinta-feira, setembro 26, 2013

Visitas

Dia de visita. Indicação da dentista da equipe: uma senhora idosa, com diabetes, hipertensão, com síndrome da ardência bucal. É uma doença que ninguém sabe a causa, mas melhora com antidepressivos. A paciente ainda sofria de dores crônicas, não tinha fome, nem sede. 'Tenho um remédio que vai resolver tudo'. Amitriptilina é um antidepressivo, muito usado para dores crônicas, mas tem como efeito colateral fome e sede. Não é perfeito?

Outra senhora idosa, com diabetes, hipertensão e glaucoma. Demorou tanto a conseguir uma consulta com um oftalmologista (sim, levou anos), que ficou cega. É lúcida, mas conversando com ela, dá pra perceber os sintomas da depressão, que dá insônia. A insônia eleva a pressão arterial, que pode levar a um derrame. Comecei a tratar a depressão.

Mais uma senhora idosa, com hipertensão e uma perna muito inchada. Tem sérios problemas de varizes, mas parou o tratamento porque era muito caro. Não quer fazer cirurgia. Explico sobre o risco de trombose e... Minha memória falha na hora de prescrever a medicação. Eu sei que já prescrevi isso pra minha própria mãe, sei em que livro e em que capítulo o nome da droga está, mas tenho que aceitar as falhas de memória que o topiramato causa. É por isso que gosto de trabalhar em PSF: raramente tem uma emergência. Disse a paciente que me esqueci o nome do remédio e prometi mandar amanhã pela agente de saúde.

É o dia das senhoras idosas. Visitamos seis no total, incluindo uma que tem crises de desorientação há dois anos e os médicos da emergência dizem que 'é normal', 'é da idade'. Oi! Desorientação nunca foi normal. Se você não sabe o que é, encaminhe pro neurologista, né?

À tarde, fomos pra escola, como parte de um programa: 'Saúde na Escola'. Palestra sobre alimentação saudável, escovação, medir peso e altura pra identificar desnutrição e obesidade, aplicação de flúor, apresentação de filme. A avaliação de acuidade visual ficou pro próximo mês. Faremos isso em todas as escolas da nossa área. Eu sempre tive vontade de participar de algo semelhante!

Nenhum comentário: