sábado, setembro 21, 2013

Mais Médicos, maus médicos

Para quem vem acompanhando a novela do Mais Médicos, recomendo o texto 'Mais Médicos hoje, maus médicos amanhã', que com argumentos simples, mostra que não dá pro programa ser educacional como pretende o Ministério da Saúde. Falando em educação, apenas 25% das vagas de residência em Saúde da Família são preenchidas, e uma das possíveis razões é a falta de um plano de cargos e salários.

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco ainda não emitiu um registro provisório. O prazo acaba hoje. A Advocacia-Geral da União quer obrigar o Cremepe a pagar os salários dos médicos estrangeiros, se os registros não forem emitidos. Ah, o Ministério da Saúde nega que fez um acordo com o Conselho Federal de Medicina.

36 tutores vão orientar 3600 médicos do programa Mais Médicos. Espero que essa notícia, finalmente, nos inclua.

P.S.: apenas 11% dos médicos estrangeiros receberam registro provisório até agora.

2 comentários:

Paulo Xaxá disse...

Uma coisa me chamou a atenção: os tutores que irão orientar os médicos do programa.
Dado o seu nível de interesse investigativo, estudo e tudo mais que está incluído nesta bagagem, pode ocorrer de você ter como tutor alguém que esteja em um nível abaixo: isso me recorda o episódio que ocorreu no último posto, naquela campanha de vacinação.
É algo que, por mais que esteja ciente, vale a pena refletir p/ antecipar-se à situação :-*

Você tira isso de letra :-D
El Lo Hermanitto

Odessa Valadares disse...

Boa lembrança! Mas os tutores são professores universitários, então é bem possível que sejam pessoas preparadas. Meu medo maior é com convicções políticas. Mas vou me preparar assim mesmo. Obrigada pela dica.