segunda-feira, janeiro 26, 2009

Falaram que vai ter concurso por aqui...

Detesto estudar pra prova. Sempre detestei. Gosto de estudar pra aprender coisas novas. Pode ser o assunto mais indigesto do mundo, se tiver utilidade prática ou atiçar minha curiosidade, vamos em frente.

(Eu só aprendi regra de três simples porque precisava ampliar um brinquedo que criei, mantendo as proporções. Não houve professor de matemática que enfiasse aquilo à força na minha cabeça sem mostrar a razão prática. E uso até hoje, a cada cálculo de dose de medicação pra pediatria. Mas não tente me explicar regra de três composta, não tem aplicação prática pra mim, não consigo aprender. Deu pra entender?)

Tive um paciente com Doença de Tay-Sachs. Algo parecido com aquela doença do 'Óleo de Lourenzo': genética, incurável e raríssima. Devorei tudo que encontrei. Nunca fui fã de cardiologia até descobrir que 25% da população tem hipertensão arterial: estudo até hoje. Não entendia nada de transplantes, mas tive uma paciente com um rim transplantado; vamos abrir os livros. Uma criança nasceu sem os olhos por causa de rubéola congênita: sites e mais sites sobre o assunto.

Mas estudar pra concurso é UM SACO! O último foi o Vestibular. As provas da faculdade avaliavam o grau de aprendizado da disciplina (ou não), e eram inevitáveis. Se eu sei as leis do SUS? Sei, sim. Só não sei o palavreado bonito. Lendo o 'Estatudo do Idoso' quando foi lançado, descobri que eu já havia detectado tudo que eles orgulhosamente declaravam ter descoberto como erros no modo que os profissionais de saúde lidam com os pacientes de terceira idade. O mesmo pro 'Estatudo da Criança e do adolescente'. Sem falar que você estuda como diagnosticar e tratar patologias corriqueiras na população, mas não faz como manda o livro porque não tem a) recursos para exames complementares, b) medicação disponível na rede de atenção básica, c) o paciente não dispõe de recursos para adquirir o tratamento, d) as múltiplas patologias de algumas pessoas dificultam a orientação do tratamento, especialmente pra quem não sabe ler; mas o concurso quer a resposta do livro, não o que eu faço no dia-a-dia.

Então, eu adoro estudar. Pra saber que remédio vai funcionar praquela pressão de seu Fulano que não controla com o esquema habitual, por que a sra Sicrana persiste com corrimento genital depois do tratamento para infecção, coisas assim. Mas concurso é dose!

Nenhum comentário: