quarta-feira, janeiro 07, 2009

"E então doutora, de volta por posto ***?". Meu posto! MEU posto. Aquele que eu encontrei uma zona e deixei um brinco. 18 meses de trabalho duro pra ensinar o povo até como aproveitar melhor o espaço físico da unidade, só pra adoecer e entregar tudo na mão de um médico recém-formado que nunca estagiou num PSF. Aquele onde eu cadastrei quase 100% dos diabéticos e hipertensos pra não faltar remédio, onde eu preenchi cada ficha de notificação, de acompanhamento, de alimentação do sistema informatizado do SUS (ocupa mais tempo que o atendimento e os habitantes acham que a gente 'não está fazendo nada'). Aquele que eu prometi que seria o último onde eu tentaria fazer tudo certo.
O prefeito (e médico) da cidade nem pestanejou quando me viu à espera dele. E fez questão de deixar bem claro que minha dedicação não passou despercebida. "Você tem perfil". Esse povo diz isso desde que eu estagiava no Programa de Saúde da Família no município-modelo do país. A essa altura devo ter mesmo.

(Mais tarde o Secretário de Saúde liga pra mim. 'Olhe, o posto Tal está sem médico há três meses e está tudo uma bagunça por lá. A senhora não pode ficar uns dois meses por lá? E eu vou falando com o médico que está no posto ***'. 'Vamos fazer assim: eu vou conhecer o posto Tal. Se a situação for tão ruim que eu sinta que vou piorar da minha enxaqueca, nem pensar. SE o posto Tal tiver condições de organizar em um mês, até um mês e meio, eu vou e depois eu troco com o médico que está no Posto ***. Agora ele já viu um modelo de PSF e aproveita pra aplicar a experiência'.
Flexível, tudo bem. Besta? Espero que nunca mais!)

Empreeeeego! Emprego decente, salário que cobre meus gastos, rotina conhecida, cidade com população educada, tempo pra um consultório particular E PRA ESCREVER!

(Sem falar que o secretário comentou que até a Secretaria Estadual de Saúde elogiou a organização do meu posto.)

Feliz 2009 pra você, anônimo leitor. O meu está óóóóóótemo.

5 comentários:

Anônimo disse...

A quilômetros de distância, um anônimo, porém atento leitor, acompanha o desenrolar desta saga.

E comemora em silêncio, com um e-n-o-r-m-e sorriso nos lábios, o retorno da Dra. X.

Dá prazer organizar um caos e torná-lo um oásis; dá raiva ter de perder um oásis para ter de cuidar de outro caos.

Porém, dá para resistir ao desafio de fazer um novo milagre com as próprias mãos mais uma vez?

Bom trabalho Dra. X! Não precisa de sorte, sua competência dá conta disto :-D

Hermanito

Viviane Fontoura disse...

Parabéns, Ju... você merece!

Love you, Vicky

Grissom's Girl disse...

Doc of my heart!
Prova da sua capacidade (e eu nunca duvidei dela).
Só entregam caos para quem tem competência e serenidade suficientes para transformá-lo em paraíso.
Parabéns!
Vc merece!!!

Anônimo disse...

Parabéns, querida!
Nós não conhecemos pessoalmente, mas eu torço muito, muito por você!
Pq quem ama a Fal, só pode ser gente do bem, e merece muito ser feliz.
Beijão
Helga

Odessa Valadares disse...

Obrigada, anônimos e conhecidos leitores.E já volto pro meu posto dia 19 desse mês, apareceu médica pro outro posto!!!!