sábado, maio 02, 2009

Ah, é?

MINISTRO DA SAÚDE QUER DISCUTIR SITUAÇÃO DO MÉDICO NO BRASIL
O ministro da Saúde quer discutir com os dirigentes das entidades médicas nacionais a situação do médico no Brasil. Depois de apresentar um painel sobre a experiência do Sistema Único de Saúde (SUS) no 12º Congresso Mundial de Saúde Pública, que acontece em Istambul, na Turquia, José Gomes Temporão procurou os representantes da FENAM no evento e, através do secretário executivo do ministério, Francisco Campos, manifestou o interesse de marcar audiência com as diretorias da Federação Nacional dos Médicos, da Associação Médica Brasileira e do Conselho Federal de Medicina.
O vice-presidente da FENAM, José Erivalder Guimarães de Oliveira, que participou da reunião informal com José Gomes Temporão e com o secretário executivo do Ministério da Saúde, Francisco Campos, disse que a audiência dará ênfase à questão da dificuldade de fixação de médicos em cidades do interior, em regiões de difícil acesso e em locais que apresentem situação de violência, um dos problemas mais graves do setor de saúde no Brasil e que é abordado como prioridade no Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos – PCCV, que a FENAM lançará no dia três de junho. Os principais pontos do PCCV, segundo José Erivalder, serão apresentados ao ministro na audiência. * Fonte: Fenam – 29.04.09

(Fonte: Boletim Médico 268, do SIMEPE)


Finalmente o Sindicato dos Médicos começa a mostrar serviço. Há anos que eu falo sobre as condições desumanas de trabalho neste blog e no anterior. Ano passado, quando entrei em completo esgotamento, soube que não fui a única. Sucessivos protestos públicos, apoiados pelos Conselhos Regionais de Medicina e Sindicatos da classe, revelam a precariedade a que estamos expostos. Violência em postos de saúde e emergências, ausência de estabilidade no emprego, não pagamento dos direitos básicos (como férias e décimo terceiro), não recolhimento da contribuição pro INSS...

Quem sabe dessa vez, algo é aprovado e cumprido. Se o ministro quiser minha opinião só precisa ler meu antigo blog e os posts desse aqui com o marcador 'ser médica'. De minha parte, eu mantenho a frase: 'Eu agora só sou doutora pra pagar as contas'. Já é impressionante que eu tenha voltado a exercer depois de quase morrer. Eu sou Técnica em Economia Doméstica, escritora e tradutora! E tenho dito.

Nenhum comentário: