sexta-feira, maio 29, 2009

E-mails

Querida Grissom's Girl,
'Aquela' recém-nascida...

Está quase andando!

Lembra daquela criança que nasceu numa cesárea de urgência e que me tirou do retiro espiritual ('nunca mais eu exerço Medicina, etc')? Com uns 45 dias de nascida, teve coqueluche (eu diagnostiquei na criança e na mãe) e foi transferida para Recife. Eu não tive mais notícias. Coqueluche tem vacina (aplicada aos 2 meses de idade), mas as pessoas têm mania de ficar falando e beijando o recém-nascido, então eles pegam a doença ANTES de serem vacinados. Eu nem sabia se a criança tinha sobrevivido.

Um dia desses, a mãe ligou porque queria um atendimento para outra criança, filha de alguma amiga. Eu expliquei que ainda estou me recuperando de uma doença grave, falei que havia DOIS hospitais na cidade, que minha médica recomendou não atender casos de emergência, etc. A mãe entendeu (ou assim o disse) que em duas vezes eu fui contra as recomendações médicas e salvei a filha dela. Ofereci-me para orientar o plantonista, se ele não tiver experiência com neonatologia, mas soube dizer 'não' gentilmente. (lembra daquele texto 'A arte de dizer não'? Estou praticando).

Passando a limpo o bloco de notas que anda na minha bolsa, coloquei na primeira página: 'A vocation is NOT a life'. Isto é de Cincoflex, em 'Casa Caliente'. Aproveitei e escrevi: 'Sometimes it's not about getting ahead, it's about getting a life', enquanto não faço a tal placa pra colocar no consultório com essa frase, retirada de um trailer de um filme com Marg Helgenberger.

Neste e-mail, minha leitora percebeu e declarou:
Que chique! Nossa menininha está bem! Fico feliz por ela, pela família e por você tb, Dra. Odessa! Fico feliz tb por você estar aprendendo a deixar claros os seus limites. Quem sabe o desgaste que seu corpo e sua mente estão sofrendo, afinal das contas, é você!
Isso me deixa orgulhosa, sabia? Vc já não é mais Elizabeth do "E se fosse verdade?".


Respostinha enorme:
O problema, Grissom's Girl, é quando a família NÃO QUER entender que é impossível atender além do limite, fazer o trabalho de dois e usa de chantagem, piadinhas e ameaças veladas. Hoje, depois de explicar pela enésima vez que atendo menos pacientes na sexta-feira porque dependo do ônibus que leva os alunos do sítio para a cidade, que eu deveria ficar meia hora além do horário nos outros dias pra compensar esse acordo e estou ficando uma hora, a mulher disse 'Mas é minha mãe, uma senhora de noventa e tantos anos'. A enfermeira reinterou que o problema da idosa era um caso para o hospital e não para o posto, a mulher respondeu que 'Bom mesmo era que tivesse uma médica pra cada família'. Ao que eu respondi, olhando para os que esperavam atendimento: 'Então, minha gente, estudem, vai ser preciso muito médico pra tanta família'. A mulher se despediu, me abraçou, agradeceu a atenção e se foi.

Pois eu atendi todos os pacientes marcados, incluindo uma recém-nascida com possível pneumonia que encaminhei para a emergência. Eram 12:15h, a hora do ônibus. Quando eu saio da sala, com maleta, bolsa e o aviso pra recepcionista 'Fica de olho no ônibus que estou fazendo a produção', lá vem a irmã da mulher, 'E a minha mãe?'. Três horas depois da irmã ter ouvido que deveriam levar a idosa pra emergência. As pessoas não entendem que preencher papel é trabalho e que isso garante o dinheiro que mantém o posto. Eu expliquei (de novo), já preocupada com a hora, com o acúmulo de serviço, porque na última terça-feira ainda havia trabalho da quarta-feira anterior pra terminar (!) por causa de 'probleminhas' que surgem exatamente na hora que deveríamos estar saindo. Disse que não havia terminado ainda o serviço do dia e repassei a orientação da enfermeira, que tem experiência em plantão de emergência. A paciente nem mesmo estava na unidade de saúde, era pra fazer uma visita domiciliar. 'Eu arranjo um carro pra senhora voltar depois', foi a resposta, sem querer saber que eu tenho outros compromissos, incluindo com minha saúde. Eu terminei parte da produção (ela me atrapalhou tanto que eu comecei a confundir os números), saí atrasando o ônibus, ouvindo 'que se ela morrer...' e perdi a paciência: 'Se ela morrer, diga que a culpa é minha, mas há três horas que ela foi indicada pra uma emergência'.

É mais fácil transferir a responsabilidade para outra pessoa, simples assim. Ninguém quer reconhecer que tem fazer sua parte, cuidar do doente e procurar um médico regularmente pra evitar complicações. Deixam complicar pra pedir uma consulta. Dessa forma, eu ainda não pude conhecer todos os acamados e idosos da minha área, o que inclui essa paciente, que mora próximo ao posto. Fico presa por gente que aparece quando vê menos movimento depois do meio-dia e não entende que há menos pessoas porque eu passei a manhã trabalhando, que as pessoas que ainda estão esperando sairão de lá às duas da tarde, horário que eu deveria sair da unidade. Não querem saber que a 'produção' demora de quinze a vinte minutos pra ser feita, que médico tem que almoçar e que se eu perder a hora ali, perco minha condução pra casa. Meu trabalho é com PREVENÇÃO E PROMOÇÃO à saúde, não com emergências. O que deveria ser exceção é regra por causa do isolamento da unidade: gente com dor, com febre, passando mal e sendo socorrida ali mesmo porque não há como ir para a cidade.

(eu chego pontualmente, viu? O carro é que demora uma hora pra chegar ao posto, mas às oito em ponto eu estou à disposição da Secretaria de Saúde até duas da tarde, mas sempre saio entre duas e meia e três horas da unidade de saúde, como atesta meu livro de ponto)

No final das contas, eu disse 'não'. Atender mal e apressadamente não era a solução para o problema, a família não quis ouvir a orientação. A conduta é exatamente essa: a enfermeira faz a primeira visita domiciliar e decide se chama o médico. Geralmente, elas sabem o que fazer, mas há solicitações, prescrições e encaminhamentos que só um médico pode fazer. Hoje, estávamos sem recepcionista, que vem à tarde na sexta-feira, sem técnica de enfermagem, que dá plantão neste dia, a enfermeira também sai mais cedo neste dia e as agentes de saúde, que aparecem pra ajudar nesses casos, têm reunião na cidade em toda última sexta-feira do mês. Por isso, foi minha última sexta-feira na unidade. Já ficou resolvido que serão os dias de palestras para hipertensos e diabéticos. Enquanto isso não se organiza, vou dar palestras pelas escolas da vila para os adolescentes, pras crianças, pras professoras, mas não farei atendimento no posto. Palestras previnem doenças e suas complicações, ensinam como lidar com situações como diarréia, febre, hipoglicemia e, a longo prazo, dão mais retorno que educar um a um dentro do consultório. Esse sempre foi o objetivo do Programa de Saúde da Família: ensinar a pessoa a ser um cidadão responsável, com direitos e deveres.

Da mesma forma que quem mora perto do posto quer que o médico dali atenda emergências sem recursos para tal, outros vão direto ao hospital para 'não ter que pegar ficha no posto', sobrecarregando o plantonista. Muitas vezes, o médico está orientando sobre dieta para hipertensão no consultório da emergência, e alguém está infartando lá fora. A solução, repito, é educar a população e fazê-los entender que profissionais de saúde trabalham para cuidar dos outros, não para se matar de tanto trabalhar. Como eu li em 'Cazuza' , um de meus livros prediletos na infância: 'O direito de uma pessoa termina onde começa o de outra pessoa'.

2 comentários:

Anônimo disse...

O pior desses PSF´s não é nem a quantidade de trabalho, mas a organização do serviço que torna aquelas horas (poucas se comparadas com a residência médica ou mesmo com a prática de uma especialidade), um verdadeiro suplício. Faz-se medicina no escuro. Quando trabalhava no PSF, tinha um paciente com insuficiencia renal em fase terminal, morando na zona rural e fui perguntado "o que estava faltando" para que a pessoa melhorasse. Tudo, não? E aquele idoso que aparece com uma desorientação súbita tem, em um hospital terciário, um arsenal de exames complementares que, apesar da ideologia sanitário-esquerdóide cega, ESTABELECEM o diagnóstico. Não se angustie tanto, tenho certeza que faz o melhor que pode. Acreditar na falácia que 90% dos problemas são resolvidos na atenção básica pode trazer muita frustração ao médico.

Odessa Valadares disse...

Anônimo,
na faculdade, somos levados a acreditar que salvamos pessoas. Isso não é verdade. O que realmente fazemos e procurar a forma mais confortável e digna de se viver e morrer para nossos pacientes: morrer por hemorragia depois de um tiro ou ter mais uns anos e morrer de câncer? O profissional de Medicina dá alternativas, mas todos um dia morrem: de câncer, de insuficiência renal ou de infarto fulminante.

Eu me vejo como uma educadora em saúde, meu trabalho pode evitar algumas formas indignas de morte. Digo aos meus pacientes com hipertensão arterial: você quer fazer a dieta e tomar o remédio ou ter um derrame, ficar em cima de uma cama, tomando mais remédios e fazendo a dieta?

O problema é que quem coordena o PSF (ou manda mesmo) na maioria dos municípios não tem a mínima noção dos princípios do SUS. E quando tem, não possui força política. De mais a mais, sempre haverá um comunitário insatisfeito. Basta lembrar que nem Jesus Cristo agradou a todos...