domingo, maio 24, 2009

Ser leitora

Vi esse cartaz e adorei. Clique em cima para ver os detalhes do 'sanduíche'.



Poucas imagens descreveram tão bem um sentimento. A palavra 'bookworm' parece-me mais precisa que a equivalente 'traça', que é como apelidam gente como eu. Como bem disse Suzi:

Bibliotecas e livrarias me provocam uma sensação conflitante. Amo tudo: as cores, os cheiros, as formas, mexo no que posso, folheio, aliso e levo o que me é possível sempre que possível.
Mas sempre me angustio em saber que jamais lerei tudo. Por outro lado me agrada e conforta o fato do "tudo" estar por ali. Ao alcance das mãos e às vezes do bolso.


Há algum tempo, Vicky comentou sobre livrarias que ela conhece em Londres e outros lugares do mundo. Talvez por isso, 'O Leitor' tenha me tocado tão profundamente. Fernanda indicou-me o filme e eu encontrei o livro. Cada um mostra uma visão da mesma história. No filme, você briga com ele, no livro, fica reclamando dela. Em ambos existe uma cena em que a mulher entra num ambiente cheio de livros. A gente sente o olhar faminto da personagem e acho que foi esse momento que deu o Oscar a Kate Winslet. Eu me sinto exatamente do mesmo jeito quando entro na Livraria Cultura (que me foi 'apresentada' pela mesma Vicky).

(Eu estou muito melhorada! Era assim com qualquer livro, em qualquer biblioteca ou livraria. Deve ser alguma doença que ainda não nomearam, essa compulsão para ler. Veríssimo tem uma crônica sobre isso e revela que chegou a ir ao banheiro do hotel, no meio da noite, para ler 'quente' e 'frio', nas torneiras. Meu tratamento para isso é escrever e ler o máximo possível em outra língua, o que me obriga a ler com atenção e mais devagar. Eu 'pulo' as palavras, na sofreguidão de saber o final da história. Acabo relendo o mesmo livro vezes sem conta e rindo das mesmas piadas, me emocionando com os mesmos fatos)

Nenhum comentário: