sábado, maio 02, 2009

Ser mulher moderna

Se você acha que um diploma universitário vai automaticamente livrá-la da infinita labuta a que estão condenadas as rainhas do lar, sinto decepcioná-la. Fazendo jus ao feriadão por causa do 'Dia do Trabalho', de quinta até hoje eu já tirei todas as cortinas das janelas, coloquei pra lavar (o diploma me permitiu comprar uma máquina de lavar roupa, pelo menos), pra secar e pendurei-as de volta. Lavei todas as florzinhas de mentira que enfeitam a casa (eu não gosto de flores artificiais, mas sempre esqueço de pôr água nas flores de verdade), limpei todos os móveis, varri a casa, matei uma baratona cascuda que ousou entrar em casa (Grissom que me desculpe, mas barata cascuda não merece perdão), debulhei um saco de feijão verde, lavei louça, rearranjei os móveis da sala (obrigada ao curso Técnico de Economia Doméstica, que teve aulas de decoração), pintei a cadeira da escrivaninha que estava descascando (obrigada às aulas de Educação Artística), coloquei roupa pra lavar, recolhi a roupa seca e bolei um jeito de salvar minha saia preta novinha que ficou perdida por causa de um acidentezinho urbano. Ah, lembrei e coloquei água nas plantas, pus o lixo pra fora, coloquei o feijão pra cozinhar junto com os maxixes que ganhei no posto onde trabalho (médico em zona rural ganha presentes hortifrutigranjeiros), fui aos bancos (não, eu não tenho dinheiro suficiente pra duas contas, são as prefeituras que obrigam o contratado a ter conta no banco X ou Y), paguei luz, plano de saúde e fatura do cartão...

(Claro que em meio a isso tudo, eu encontrei Grissom's Girl no MSN com hora marcada, encomendei umas peças da Suzi, continuei a releitura de 'Minúsculos Assasinatos...', da Fal, e 'À Espera de Um Milagre', do Stephen King, escrevi mais algumas cenas, terminei uma de minhas histórias impublicáveis, reencontrei Ivone pessoalmente, que faz um verso no tempo que a gente leva pra verificar a frequência cardíaca, e tive uma enxaqueca por causa da saia)

Quando eu digo 'não' à manicure, que insiste que 'unha de doutora tem que ser comprida e vermelhona', ela não entende. Se eu fizesse como ela quer, o trabalho dela não duraria nem dois dias. Deixa eu ir passar roupa. Ainda tenho que estudar Hanseníase (diagnostiquei um caso essa semana).

E as pessoas ainda me perguntam por que eu não quero filhos! Cadê tempo?

2 comentários:

Suzi disse...

O pior de tudo é que a lavagem cerebral foi tão eficiente e completa que a gente gosta disso tudo, não é? ver a casa cheirosinha e arrumada, fruto do nosso trabalho árduo, não causa uma alegria quentinha?
beijos!

Odessa Valadares disse...

Claro que dá alegria, Suzi! Descobri que gosto, sim, de arrumar a casa, não gosto é da obrigação diária, por falta de escolha. Só sou a favor que e a pessoa tenha outra atividade além de ser 'rainha do lar'! Isso vale também pra quem nasceu com dinheiro ou casou com um homem rico: tenha sua própria vida, sempre.