sábado, maio 02, 2009

E hoje é...

02 DE MAIO - DIA MUNDIAL DE COMBATE À ASMA
A asma é uma inflamação crônica das vias aéreas, especialmente brônquios e bronquíolos, os quais se tornam hipersensíveis a diversos estímulos, desencadeando crises de tosse, chiado, falta de ar e aperto no peito. É responsável por cerca de 350.000 internações no país, anualmente, sendo a quarta causa de hospitalizações pelo SUS (Sistema Único de Saúde), conforme adverte do dr. José Eduardo Delfini Cançado, presidente Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT). A mortalidade por asma aumentou gradativamente nos países em desenvolvimento nos últimos dez anos, correspondendo a 5% a 10% dos óbitos por causa respiratória. No Brasil, dados de 2000 revelam que a taxa de mortalidade foi de 2,29 a cada 100.000 habitantes. Em 2006, os custos do SUS com internações chegaram a 96 milhões de reais, o equivalente a 1,4% do gasto total anual com todas as doenças. O diagnóstico da asma é baseado na história do paciente e no exame clínico, associados à avaliação da alergia e a prova de função pulmonar, também conhecida como espirometria, que mede a capacidade pulmonar. Sintomas como tosse, chiado e falta de ar, principalmente à noite e pela manhã ao despertar, são indícios da doença.

(Fonte: Boletim Médico 268, do SIMEPE)


Como disse o professor que deu a aula sobre o assunto: 'A asma é uma doença que é tratada parca e porcamente em nosso país'. Eu não sei quanto à realidade do resto do mundo, mas esse cara estava 100% certo.

Anônimo leitor, asma mata. Eu perdi avô paterno, tio paterno e pacientes por causa da doença. Não, asma não tem cura, mas tem controle. Mesmo se os sintomas são leves e as crises raras, o portador deve fazer acompanhamento médico e saber como proceder numa crise. A doença pode deformar as vias respiratórias e incapacitar a pessoa para as tarefas mais banais.

Fico revoltada ao consultar asmáticos com ANOS de sintomas e que só vêm ao médico quando estão em crise. A maioria dos médicos trata a crise e não explica quais as medidas pra MELHORAR a qualidade de vida do doente (em parte porque o paciente NÃO VOLTA pra fazer a reavaliação em alguns dias). Algumas pessoas PRECISAM de uso diário de medicação, outras têm que tratar problemas gástricos que exacerbam os sintomas e alguns nem mesmo sabem que tem asma! É só 'eu tenho cansaço', 'esse menino cansa de vez em quando','eu tive puxado' (alguns chamam assim), 'mas não é asma não doutora, ele só tosse muito de noite'. Se é leve, moderada ou grave, não importa. ASMA MATA.

Nenhum comentário: