domingo, maio 24, 2009

Uma das minhas prediletas


Ora (direis) ouvir estrelas
Olavo Bilac

Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto ...

E conversamos toda a noite, enquanto
A via láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"

E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas.


Pra quem não conhece, 'Ouvir Estrelas' é a versão musicada desse texto, gravada pelo Kid Abelha. Como eu gosto de Paula Toller, sou suspeitíssima para dizer se ficou bom. Li essa poesia quando estudava Literatura na Escola e nunca a esqueci, apesar de não ser boa decorando nada: frases, textos, versos ou o que o paciente disse há dois dias. Por isso, escrevo tudo na ficha, no bloco de notas ou no computador. No meu tempo de estudante, eu sofria porque preciso entender e não apenas decorar. Então eu lembro da conversa e do paciente assim que leio a última consulta, noutras ocasiões sei quem escreveu sobre o quê, mas não as palavras exatas. Eu daria uma péssima testemunha auricular (se tem testemunha ocular, tem testemunha auricular, certo?).

(É impressionante acompanhar o crescimento profissional de um artista. 'Como eu quero' foi a primeira música que minha melhor amiga me ensinou. Eu tinha uns seis ou sete anos. Eis-me com 33 e eis Paula Toller após ter estudado ópera. Tem algo naquela voz e naquelas letras que me toca)

Como Prince Cristal postou essa também, resolvi usar a mesma imagem, mas veio lá do blog dele.

Nenhum comentário: