sábado, outubro 18, 2008

Poesia do Dia

Presente de Vicky há alguns anos. Você já deu uma poesia para um amigo, sabendo que era a cara dele? Faça isso! Nada se compara à sensação de que alguém lembrou de você, assim, por nada. E não é caro copiar um texto numa folha de papel (nesses tempos modernos, 'copiar', 'colar' e enviar por e-mail). Claro, algumas pessoas têm a brilhante capacidade de decorar a poesia. Eu não sou uma das afortunadas com uma memória eidética (como Fox William Mulder e Will Graham, de 'Dragão Vermelho'), mas adoro meu presente mesmo assim. Perdoe-me, professora Vicky, a tradução pavorosa, mas eu gostaria que meu anônimo leitor tivesse uma pálida idéia do tema. E não, Will Graham NÃO está na lista dos meus Willians (perdoem-me William Petersen e Edward Norton, que interpretaram o personagem). Esse William está na coleção:

When You are Old

William Butler Yeats

When you are old and grey and full of sleep,
And nodding by the fire, take down this book,
And slowly read, and dream of the soft look
Your eyes had once, and of their shadows deep;

How many loved your moments of glad grace,
And loved your beauty with love false or true,
But one man loved the pilgrim soul in you,
And loved the sorrows of your changing face;

And bending down beside the glowing bars,
Murmur, a little sadly, how Love fled
And paced upon the mountains overhead
And hid his face amid a crowd of stars.

Quando você estiver velha

Quando você estiver velha e grisalha e cheia de sono,
E dormitando junto ao fogo, pegue este livro,
E lentamente leia, e sonhe com o olhar suave
Que seus olhos tiveram uma vez, e suas sombras profundas;

Quantos amaram seus momentos de alegre graça,
E amaram sua beleza com amor falso ou verdadeiro,
Mas um homem amou a peregrina alma em você,
E amou as tristezas de sua face mudando;

E encurvando-se ao lado das barras ardentes,
Murmura, um pouco tristemente, qual Amor abandonado
E passeou sobre as montanhas acima
E escondeu a face dele entre uma multidão de estrelas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá tudo bem? Passei por aqui...
Lindo poema,triste e real.
Quanto ao "Te Peço Amor" não coloquei os créditos,porquê os créditos me pertencem.E me parece esquisito eu colocar meu nome no poema escrito aqui no seu comentário.Escrevi aqui por saber que você gosta... _________
Sou Tudo E Nada...
Sou tudo porquê faço parte do universo,
E sou nada porquê nada me pertence...
Tudo que tenho me é emprestado,
A começar pela "minha vida"
Que minha não é,exige devolução,
Tem dia e hora marcada,
Para fazer a restituição...
Sou tudo...E nada...


Beijos
Tudo de bom!