sábado, outubro 18, 2008

Dia de São Lucas

"Como um atleta que se prepara com exercícios leves para maiores pelejas, o espírito de Andrew ainda se mantinha em guarda ao aproximar-se da vida."

Me lembrei disso hoje, depois que minha pacientezinha saiu daqui há pouco para a revisão da sinusite que quase a enlouqueceu com dor de cabeça. Eu fui dormir quase às seis da manhã, acordei às nove com o telefonema da mãe dela que não tinha mesmo outro horário para trazê-la (e, de mais a mais, quem é a louca criatura que tem esses horários de sono?).

Essa frase faz parte do capítulo de reestabelecimento do Dr Andrew Manson após o duro golpe da morte de sua esposa. "A Cidadela", de A. J. Cronin (médico) foi indicação (e presente, devidamente roubado com um antigo carro que eu tive) do meu pai (que é médico). Alguns anos depois, Fernanda (fã de Cronin, por causa de 'As Chaves do Reino') me deu outro exemplar. Cronin é um dos autores prediletos da minha mãe (e da mãe de Vicky), mas eu li quase tudo dele e tenho algumas ressalvas. Porém, 'A Cidadela' é o meu predileto daquele autor sobre temas médicos ('As Chaves do Reino' é imbatível, embora minha mãe insista em 'O Castelo do Homem sem Alma' ou 'Pelos Caminhos de minha vida', não lembro mais).

Cada pessoa tem seu método para organizar suas coisas e meus livros têm um sistema ímpar. Na verdade, aqui em casa há uma seção onde estão autores médicos, romances médicos ou com referência a médicos. 'As Viagens de Gulliver' (que era médico) só não está ali porque é tão 'aventura' que ficou ao lado de 'A ilha do Tesouro'. Mas Dr Dráuzio Varela ('Por um Fio', 'O Médico Doente', 'Borboletas da Alma') está ao lado de Dr Moacyr Scliar ('Dicionário do Viajante Insólito'), Robin Cook ('Cego', o resto eu li da biblioteca do meu pai ou por aí), Hipócrates ('Viver, Cuidar, Amar'), Noah Gordon ('O Físico', 'A Escolha da Dra Cole' e outros), Michael Crichton (ele mesmo! De 'Jurassick Park'. Eu tenho 'Cinco Casos', uma das raras obras dele sobre a própria formação médica), A. J. Cronin e Taylor Caldwell. 'Médico de Homens e de Almas', de Caldwell, foi separado dos outros da mesma autora porque é sobre a vida de São Lucas.

Eu não sei quantas vezes eu comprei esse livro e dei de presente para algum médico. Na minha formatura, eu esperei, esperei e um dia, andando pelo shopping eu simplesmente entrei numa livraria, peguei um exemplar e fui pro caixa. A minha mãe ficou olhando, meio sem entender e eu respondi 'Eu acho que eu mereço ganhar um presente de formatura, nem que seja de mim mesma.'

Entendam-me: a minha mãe fez questão de me dar meu anel de formatura, algo que pessoalmente eu acho uma besteira, mas ela não teve anel, nem meu pai, porque é algo muito caro, e eu nunca soube como ela conseguiu comprá-lo. Toda a formatura foi cheia de historinhas, mamãe costurou todos os vestidos, junto com minha tia (exceto o do baile, cujo primeiro aluguel saiu do meu bolso). Meu pai mandou o suficiente para comprar os tecidos dos vestidos. Se eu já não estivesse trabalhando, não teria participado da formatura (outra besteira, na minha particular visão), mas eu fiz pela minha mãe, que queria ter se formado em 'Medicina' e parou o curso pela metade pra criar menino. Se alguém conseguir entender, me explique, eu desisti: meu pai comeu o pão que o diabo amassou pra se formar em Medicina e convenceu minha mãe a largar a mesma faculdade porque os filhos 'iam ficar mal-educados na mão de empregada'.

Bem, histórias de família. A história de São Lucas é que vale a pena. Apesar dos santos padroeiros dos médicos (e farmacêuticos) serem Cosme e Damião (também médicos, segundo a lenda), o dia do médico é comemorado no dia de São Lucas (obviamente, médico).

Na primeira página do exemplar (devidamente lido, relido e trilido), está, escrito com a mesma caneta que assinou meus convites de formatura, a seguinte dedicatória com minha letrinha ainda cursiva (passei a escrever em letra de forma pros pacientes não terem dificuldade com as receitas):

'Que você nunca desista'

Hoje é dia do médico.
***

Se lhe interessa, neste mesmo blog:

Vida de médico (o texto não é meu)
Sobre pacientes e plantões (uma revisão sobre posts de uma comunidade do Orkut, com comentários meus)
A Declaração de Genebra (que é o juramento atual nas formaturas de Medicina)
E o imbatível Juramento de Hipócrates (considerado cheio de situações politicamente incorretas, por isso substituído)
Da minha autoria, Feliz dia do Médico. Recomendando a leitura da Declação e do Juramento antes, pra ficar mais compreensível.

E, como diria o Dr Grissom (Ph. D em Entomologia, bem entendido): 'Let's move on!'

Odessa Valadares ('doutora', como diz meu pai, é só um apelido)

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, amiga!
Siga seu conselho: não desista!
Bjus!