segunda-feira, outubro 13, 2008

Por quê?

É dia de São Eduardo. Rei da Inglaterra, com ‘temperamento manso e generoso (nunca uma indelicadeza ou uma palavra de repreensão ou um gesto de ira nem para com os mais humildes súditos)’. A descrição é de ‘Um Santo para cada dia’, a quem interessar possa.

Porque um Eduardo me honrou com seu temperamento também manso e generoso: muito obrigada.

***

Heroes Of Sand
(Angra )


Sealing light/Nothing to see/Like a miracle life/Starts with the pain/Forever this will be


Close my eyes/Thunders won't cease/Crawling down to the edge/I break down and weep/Tears on the river deep/Oh! Back to the sea

Shout loud/Moving ahead/Ride the horses of justice/Virtues of men, yawns!

Down and out/Losing my head/Like a dream you're returning/Back from the dead-awake!/Shadows will fade some day

All the heroes go down/Shed their blood on the land/Dreaming somehow/The divine will now stand./Heroes go down/With their hearts in their hands/Building, their castles on the sand

Haunted by the heavy clouds/Thunder is tearing away/Howling like a mountain wolf/Warriors are leading the way

All the heroes go down/Shed their blood on the land/Dreaming somehow/The divine will now stand./Heroes go down/With their hearts in their hands/Building, their castles on the sand

on the sand

Porque desde que ouvi (há quase duas semanas!) não sai da minha cabeça e do Windows Media Player. Tradução para quem quiser.

***
Soneto de Separação

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.

De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.

Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.

Porque Vinícius anda aqui por esses dias e esse foi um dos primeiros de uma longa lista de sonetos que tocaram meu coração. E olha que a lista inclui quase todos os sonetos do Bardo!

PS: Presente de uma pessoa maravilhosa, a ‘Antologia Poética’ de Vinícius só não tem ‘Quatro Elementos’ senão seria um livro perfeito. Me acompanha (acompanha-me, dá no mesmo, seus puristas) desde um pós-operatório (daí a intenção do presente) e, de fato, a dedicatória me enternece até hoje. ‘E que a dor de dente não seja infinita enquanto dure!’ sempre me faz sorrir a cada vez que leio.

***
Respondendo

Cardápio do almoço com os poetas (e poetisas):
- Aperitivos: variedade de poemas satíricos e políticos.
- Entrada: suspiros por inatingíveis objetos do desejo humano (a criatura amada, por exemplo).
- Primeiro prato: odes a criações perfeitas da Natureza (sol, lua, estrelas e animais de estimação)
- 'Piéce de resistance': poemas de amor correspondido acompanhados de pequenas porções de saudade.
- Sobremesa: poemas eróticos (a essa altura, todos já estarão bêbados mesmo).
- Café: declarações e resoluções de vida (ou morte).
- Conhaque: Profundas meditações sobre a existência e finitude humana, , ao final das quais todos se despedirão, acreditando que mais um dia é possível (se existe por quem ou pelo que almejar).

Porque eu me diverti tanto planejando o menu que resolvi compartilhar. Ai, deu saudade de 'Um Alfabeto para Gourmets'. Vou cobrar de volta senão... adeus livro. Sou ciumentíssima com meus livros, raramente empresto e esse está com minha mãe. Mas eu vou cobrar assim mesmo.

***
Só porque hoje é segunda e há a perspectiva de uma semana inteira pela frente.

PS: Sabe aquele meu lugar no mundo? Acaba de sair daqui uma pequenina com dor de cabeça há nove dias e com febre. É como andar de bicicleta (ainda que o equilíbrio falte de vez em quando): onde é que eu guardei as fichas do povo? Cadê as duas calculadoras da minha maleta? Como é mesmo o nome-fantasia do xarope de dipirona com sabor de chocolate?
A mãe da menina me conhece há aaaanos. Ela sabe que é só falta de prática. Eu tenho certeza disso.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá como vai? Que cardápio...
Piéce de Resistance...

Te Peço Amor...Um beijo!
Um único só...
Mas que seja inesquecível,
Aquele que faz desfalecer,
E ao mesmo tempo saber-se tão viva!
Te peço amor...Um só beijo!
Mas que seja longo,
Tanto que nossos lábios adormeçam,
E acordem num beijo,
De uma só noite...Eterna!
Um beijo amor...Um só
Mas que nesse beijo,
Leves todo o meu amor,
E deixe-me o teu...
Te peço amor! Um único beijo!
Porém ao colarmos nossas bocas,
Nesse tão único beijo,
Saibamos que não foi apenas,
Um simples e único beijo...
Foi o beijo do mais puro amor verdadeiro,
Que jamais será esquecido...
Por isso amor te peço!
Um único...Um só beijo...
Mas seja longo...
Um vida inteira!

Anônimo disse...

Repetindo (Por faltar o que...)

Um único...Um só beijo...
Mas que seja longo...
Um vida inteira!

Odessa Valadares disse...

Esse projeto (bem-acabado, bem entendido)de escritora pede: 'Anônimo leitor, os créditos do autor, please!!!!!'