segunda-feira, outubro 06, 2008

Verdades

Como eu já disse, minhas fontes de conhecimento são incomuns.
Por exemplo: venho tentando verbalizar minha dificuldade de relacionamento com a profissão que escolhi seguir. Eu amo tanto Medicina que, no baile de formatura, eu mandei fazer um vestido de noiva. Verdade! Branco, com flores no cabelo combinando com as do vestido e não destoou em nada dos outros vestidos da festa. Eu realmente casei com a profissão e meu ex-companheiro sabia disso. Daí a grande dor da separação, de perceber o quanto algo que eu amava estava me destruindo.
Sucessivamente, explico para as pessoas meu afastamento, escrevo e fica faltando um quê. Então, esta madrugada, encontrei a frase perfeita, numa fanfiction. Eu sei, eu sei: autores de fics não usam sequer os próprios personagens, mas não significa que não existam enredos maravilhosos por aí. Copiei a fala do personagem (com os devidos créditos) para colocar à vista. Para aqueles dias em que eu tenho recaídas e acho que posso salvar o mundo, sabe?
"A vocation is NOT a life, sweetheart. Dedication is well and good, but can never replace the tangible beauty of that heavenly connection to someone else."
(Grissom, 'Casa Caliente', by Cincoflex).
***
Da mesma forma, filmes me tocam. Eu costumo anotar frases de determinados personagens, comentários dos atores, roteiristas e diretores (alguns 'extras' são melhores que o filme). Por esses dias, eu encontrei a Jodie Foster na prateleira dos lançamentos e a convidei para minha casa. A Jodie não é habituée por aqui como Julia Roberts porque certas pessoas são como jóias: para dias muito especiais. Anyway, 'Valente' não é o melhor filme dela, mas os diálogos e comentários tocaram meu coração:
“Quando você ama algo, toda vez que um pedacinho disso se vai você perde um pedacinho de si próprio.”

“Há muitas formas de morrer, mas é preciso achar uma forma de viver.”

“O desejo de viver quando não se quer mais viver, e de se reconstituir depois de ter sido destroçado, é coragem.”
***
É uma questão de prestar atenção para ouvir o que é preciso. Não importa onde você ouve ou quem diga, a verdade será sempre a verdade.
(essa era uma das mensagens de 'Inimigo Meu', também com Dennis Quaid)

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei linda a história da sua formatura!
Vestir-se de noiva, casando-se com a profissão escolhida é realmente emocionante.
São raras as pessoas que têm certeza absoluta da escolha que fizeram, considero isto uma vitória.
Um grande beijo,
Helga