sexta-feira, maio 28, 2010

Embalando a mudança

28.05.10

O segredo em uma mudança tranqüila está no planejamento. Se você tem um prazo, organize-se. No meu caso, a casa nova deve estar pronta em, no máximo, um mês. Isso significa no dia de São João, já que essa estimativa me foi dada no dia 24 deste mês. Eu teria até o dia 05 do mês seguinte para desocupar o imóvel onde estou.

Comece separando tudo que está precisando de conserto, e que você está adiando. Hoje a TV foi pra oficina, os quadros pra colocar/consertar moldura, os assentos das poltronas e sofá foram pro estofador. O técnico da geladeira veio pra encomendar as borrachas novas das portas, algo que vivo esquecendo e que me consome mais energia elétrica.

Se você sempre faz compras no mesmo lugar, peça ao gerente pra separar umas caixas. Hoje mesmo, eu trouxe algumas. O gerente achou que eram muito pequenas e eu expliquei que são perfeitas pra colocar objetos pesados, como louça. Comece embalando o que você usa menos. Aproveite pra se desfazer do que você nunca usa. Separe um cômodo de menor movimento pra colocar o que está pronto pra mudança.

No meu caso, estou sem o sofá da sala de visitas, e as cadeiras da sala de jantar não têm assento. Uma boa pedida é limpar esses móveis de alto a baixo, embalar a louça do armário da sala de jantar, e deixar tudo à espera do grande dia. Lave o que for possível: louça, roupa, etc. Lave tudo. Tudo mesmo. Lembre-se das cortinas, colchas e edredons. Você não quer perder tempo com isso enquanto desembala a mudança, não é mesmo? Sem falar que ficar limpando os móveis enquanto os carregadores estão levando tudo é constrangedor. Por pior dona de casa que você seja, faça uma faxina à medida que for esvaziando cada cômodo.

Se você não tem caixas o bastante, coloque os DVDs e fitas de vídeo (é, eu ainda tenho fitas de vídeo) em sacolas plásticas e identifique-as. Não se esqueça de limpar as caixas dos filmes antes. Também é a melhor hora pra embalar aqueles bibelôs (pra quem tem), objetos delicados, valiosos, ou de valor sentimental (minha placa de formatura quebrou quando eu me mudei pra essa cidade e eu nunca fiz outra).

Se houver tempo, passe toda a roupa que não amassa facilmente. Se você é adepta do linho, meus pêsames. Guarde toda a roupa que não vai precisar nos próximos dias nas malas de viagem, seguindo aquelas regras de o mais pesado embaixo, o mais leve em cima, etc. Passe seu guarda-roupa em revista. Seja rigorosa. Se você nunca usa aquela blusa que ganhou de presente há três verões, não é melhor passar adiante? Ainda assim, eu entendo um apego sentimental a certas peças. Nunca consegui me desfazer dos vestidos da minha formatura (e lá se vão 10 anos), mesmo quando pesava 33 quilos mais que hoje, na esperança de voltar a usá-los. Estou cabendo em quase todos agora, mas não use isso como desculpa pra ter um guarda-roupa cheio e nada que caiba em você.

Evite fazer feira. Só vai encher sua geladeira, seus armários, e será mais peso pra carregar. Se você tem uma porção de braços pra ajudar, desconsidere esse conselho, mesmo porque esse povo precisa ser alimentado. Calcule o necessário pra comer até o dia da mudança e mais uma semana, que é o tempo necessário pra você colocar sua vida em ordem e se ambientar no novo bairro. No meu caso, eu já conheço a região e os principais supermercados, sem falar que a feira fica duas ruas depois da minha. Se seu congelador estiver cheio, cozinhe tudo que for possível. Você terá comida pronta pros dias seguintes.

Hoje, mi hermano telefona, querendo as datas exatas pra se programar, e a resposta até agora é 'não sei'. Quando existe um dia ‘D’, algumas coisas ficam mais fáceis: você sabe quando mudar o endereço da correspondência, quando avisar pros amigos que precisa de ajuda, etc. Outras coisas são mais difíceis: com ou sem tempo, o imóvel tem que estar pintado pra ser entregue, ou você paga mais um mês de aluguel, por exemplo. Até agora, eu não encontrei um pintor e não consegui contactar o gesseiro que me foi indicado. Hoje foi o dia de encontrar prestadores de serviços (ou não) e comprar o mínimo necessário pra manter a geladeira com comida. Descobri que os adaptadores pras tomadas modernas estão em falta por aqui. Comprei um ‘T’, e já tenho duas extensões modernas. Vão segurar as pontas por enquanto.

Sem o pintor, não posso comprar as tintas e o resto do material pra ambas as casas. Hoje, fui na casa nova. Quase toda a cerâmica já foi colocada. Já foi comprada uma caixa pro correio (menos um gasto), existe instalação pra chuveiro elétrico (avisei pro pedreiro que não coloque um chuveiro comum, eu compro o elétrico, porque aqui é muito frio no inverno) e tomadas suficientes, pelo menos na cozinha. Medi a casa inteira, por dentro e por fora. Acabou a mina da lapiseira no final, mas hoje eu terei uma planta do lugar. Também fotografei, mas não avaliei a qualidade das fotos ainda. Uma casa sem pintura, cheia de entulho, com uma fotógrafa mediana, não é boa de visualizar como vai ficar. Quando eu começar o projeto, fica melhor. Não vai ser no Visio, como quer meu irmão, porque a) eu nunca me entendi com o Visio, b) meu personal tecnológico não instalou tal programa na minha máquina, provavelmente porque sabia que seria espaço perdido no HD. Faço meus projetos no paintbrush (eu sou do tempo em que o 'paint' era chamado assim) e vou muito bem, obrigada.

Portanto, eu vou começar a me virar com um prato, um copo e algumas panelas indispensáveis. Um monte de frutas, pra não precisar cozinhar, depois de hoje. Estou cozinhando tudo, como comentei. Tenho uma pilha de roupa pra passar, e alguma roupa pra terminar de lavar. Basicamente cortinas e a roupa da semana. Quando eu terminar de colocar tudo nas malas, vai sobrar a roupa ‘de bater’: calças sociais e camisas brancas. Ficarão fora das caixas os livros de clínica médica (estou com outra bronca, pra variar), ‘Sob o sol da Toscana (empréstimo da maravilhosa Marta) e ‘As crônicas de Nárnia’ (a coleção de Harry Potter acaba de ser relida pela enésima vez). O que eu sei é que as últimas peças a serem embaladas serão: o computador, o HD externo e o estabilizador. Bem diz o ditado: ‘lar é onde seu coração está’.

2 comentários:

Nanda disse...

Nossa, fiquei cansada só de ler! Parece até que quem está arrumando mudança sou eu!!!

Quando terminar a reforma e arrumação da casa nova, manda fotos no estilo "Antes e Depois"!

Beijo!

Odessa Valadares disse...

É fácil! Antes: cômodo vazio. Depois: com os móveis. :P