sábado, maio 29, 2010

Tempo perdido?

Às vezes, o que parece tempo perdido é justamente o contrário. Passei boa parte do dia de ontem dormindo, quando deveria estar procurando o pintor, o gesseiro, mais caixas, fazendo orçamentos. Fazer qualquer tarefa com a cabeça cansada não dá certo, então, mesmo sem planejar, eu apaguei.

Quando começar a desmontar a casa pra uma mudança, desmonte um cômodo por vez. Comece pelo cômodo de menor movimento ou o mais dispensável. No meu caso, a sala de jantar. Na noite da sexta-feira, limpei cada móvel e embalei toda a louça extra. Aproveitei pra separar uns pratos que nunca usei. Vou encontrar outro dono porque preciso do espaço.

Etiquete TUDO. Não confie na memória, porque sua cabeça está cheia de tarefas mais importantes do que lembrar onde colocou determinado objeto numa pilha de caixas parecidas. Use a idéia do 'Chega de Bagunça' e crie um sistema de etiquetas, ou pelo menos escreva o nome do cômodo e o conteúdo do lado de fora da caixa. Outra dica do mesmo site é se desfazer do que está fora de uso, como os pratos que citei. Em outras palavras: diminua o volume!

Também anote TUDO que é preciso fazer, pra não esquecer nada. Minha check list não é tão grande quanto essa, mas tem itens que não estão ali. Crie sua própria lista, estabeleça prazos e cumpra-os.

Ontem, comecei tarde e aproveitei minha insônia. Como boa técnica de Economia Doméstica, desenhei a planta da casa - é, no 'paint', não me entendo com o Visio - e isso me permitiu brincar com a disposição dos móveis da cozinha, aqueles que pareciam grandes demais pro espaço em questão. Conclusão: tem espaço suficiente. Agora vou ver como vai ficar o dormitório.

Minha meta é desmontar um cômodo por dia. Sexta-feira foi dia de embalar tudo da sala de jantar e parte das coisas da cozinha (louça, inúmeros vidros de temperos). Também comprei mais organizadores pros objetos da cozinha, pra fazer algo assim, mas usei caixas plásticas com tampa ao invés de cestas. Hoje, vou passar roupa e lavar as peças que faltam. Se o tempo der, guardar as fitas de vídeo e DVDs em sacolas (não peguei mais caixas). Trabalho mesmo vai ser arrumar a papelada. Sou organizada e adepta de arquivamento, mas os papéis parecem se acumular sempre.

Pra quem gosta de sites sobre organização de casa, eu indico:
- 'Chega de Bagunça' e 'Putz! Reforma', ambos da Paula Fuzeto. Você pode, inclusive, indicar seu email no 'Chega de Bagunça' e receber cada post novo que for saindo, sem ter o trabalho de ficar checando o site regularmente.
- 'Organize sua casa', que também tem dicas de organização pra vida, pro escritório, etc. Um bom exemplo é o teste 'Você é cronicamente desorganizado?'
- 'Cores da Casa', cuja meta é mudar todo o visual de uma casa em 50 dias, com idéias criativas. Na verdade, o 'Cores da Casa' faz parte de um grupo de blogs com o selo 'casa.com.br', da Editora Abril, que publica 'Casa Cláudia', 'Arquitetura e Construção' e 'Minha Casa'.
- Se você a-do-ra brincar de casinha e entende inglês, seu lugar é com a Martha Stewart.

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