segunda-feira, maio 24, 2010

'O que é um pergolado?'



Estava eu teclando com uma não-anônima leitora e falando da minha futura casinha, e disse que havia um pergolado e ela me perguntou o que é. Respondendo à pergunta:

Até hoje, eu só conhecia pergolado de alvenaria mesmo e sempre imaginei que fosse uma área coberta com vigas estreitas de alvenaria que deixam passar luz e chuva, mas procurando fotos pra mostrar, soube que pergolado é uma estrutura apoiada em colunas, feita de elementos paralelos, tipo umas tábuas de madeira, alvenaria, bambu, etc, e pode ser coberto (em ambientes fechados) ou aberto.

A melhor foto que eu encontrei pra você visualizar um pergolado coberto (simplesmente não encontrei uma) é a desse post. A vantagem de um ambiente assim é que você tem plantas dentro de casa, mas elas se sentem como se estivessem do lado de fora, protegidas do sol.

Você pode usar as tábuas ou vigas pra pendurar correntes e colocar samambaias, plantar uma trepadeira pra ela se pendurar lá em cima, etc. Eu morei numa casa com pérgola (ou pergolado) quando era criança e nunca esqueci. É como ter um jardim dentro de casa. Algumas pessoas deixam o chão do pergolado coberto sem cobrir, na própria terra, mas a maioria a terra cobre com pedras. Deixar na terra absorve a água da chuva, mas na minha futura casa, está cimentado e, se não me engano, tem um ralo pra chuva. Vou confirmar isso também e ver se minhas plantas cabem todas por lá.

2 comentários:

Lina Rodrigues disse...

Eu já tive um apartamento que tinha
uma área com pergolado. Havia vigas onde eu pendurava caqueiras com samambaias e outras plantas. No chão havia pedras sobre as quais coloquei jarros de plantas. Ah e tinha um ralo também para escoar a água da chuva. Era mui belo, ainda tenho fotos. Beijão

Ingrid disse...

Adorei o pergolado! Também tinha minhas dúvidas sobre ele, e obrigada por esclarecê-las. Quero um! =D