quinta-feira, dezembro 09, 2010

Restituição? O que é isso?

Com algum tempo livre, acessei o site da RF pra saber por que não recebi minha restituição do IR. Descubro que meu antigo empregador, aquela prefeitura de onde saí há mais de um ano, declarou valores diferentes pra Receita Federal. Eis o porquê, novamente, de eu ainda não ter recebido minha restituição. O interessante é que não houve um ano em que trabalhei ali, que os valores batessem. Povinho desorganizado!



Não, não adianta ir lá na prefeitura bater-boca com os incompetentes. Existem duas opções: você prova pra Receita que recebeu X, com contra-cheques e outros comprovantes (e espera um montão de tempo pra receber sua restituição, sabendo que a prefeitura nem vai pagar multa pelo erro) ou você faz uma declaração retificadora, assumindo os valores declarados pela prefeitura (mesmo que o erro seja deles). Escolha a opção que garantir uma restituição maior e espere sentado.

Fico imaginando se eu trabalhasse por conta própria, num consultório só meu. A cada dia, a idéia parece mais interessante.

P.S.: também descobri, esses dias, que no mês passado a prefeitura onde trabalho achou por bem descontar do salário dos servidores a anuidade referente ao sindicato de cada categoria. O interessante é que eu já paguei a anuidade do sindicato. Em março.

Nenhum comentário: