segunda-feira, dezembro 06, 2010

Você sabe resolver um cubo de Rubik?



Eu também não. Quer dizer, não completamente, por enquanto. Esse ano, resolvi que aprenderia e estou no meio do caminho, mais ou menos. Já consegui resolver duas vezes, com instruções. O último demorou por volta de uma semana. Como eu consegui?

O cubo não passa de um quebra-cabeça tridimensional, e eu adoro quebra cabeças desde criança. Existem inúmeros tutoriais pra resolução do cubo na internet, a maioria em inglês. Vários dão as instruções presumindo que você sabe o básico do básico, e você acaba não entendendo nada, mesmo com desenhos ou vídeos. Por isso, eu adorei o passo-a-passo de 'vampira', no youtube. Ela parte do princípio que você nunca viu um cubo de Rubik antes e faz os movimentos bem devagar. Se você tiver paciência, pode até copiar as instruções pra estudar depois. Pode até, quem sabe, se tornar uma dessas pessoas que resolvem o cubo em minutos ou mesmo em segundos. De olhos abertos, de olhos vendados, com os pés, etc.

À primeira vista, parece um bom truque de salão, e você pode se perguntar pra quê alguém quer aprender isso, exceto pra chamar atenção. Eu não sei quanto ao resto do mundo, mas aprendi há muitos anos que é bom ter um problema de difícil solução, pra passar o tempo. Já percebeu como a gente perde tempo em sala de espera, por exemplo? Tem gente que joga videogame ou pelo celular, tem gente que borda (o que tem de pediatra que borda nos plantões, é impressionante). Geralmente eu escrevo enquanto espero, ou levo algum livro, de preferência em outra língua. O livro dura mais, um cubo de Rubik pra mim dura dias.

Resolver um cubo de Rubik deixa você se sentindo um gênio, mesmo depois de entender que a solução não passa de um conjunto de movimentos, que você acaba decorando. A meu ver, mantém a mente funcionando. Palavras cruzadas também fazem isso, mas eu nunca fui muito fã. Adorava os exercícios de lógica da 'Coquetel', mas nunca aprendi a resolvê-los. Curioso, hoje em dia ensinam lógica nas escolas. Parece que finalmente ensinam algo prático na escola.

P.S.: a bem da verdade, o cubo de Rubik tem várias aplicações práticas na matemática, geometria e arquitetura, por exemplo. "O cubo de Rubik é um teste básico para problemas de busca e enumeração." diz Gene Cooperman . "Busca e enumeração é uma enorme área de pesquisas, abrangendo muitos pesquisadores trabalhando em diferentes disciplinas - da inteligência artificial às operações. O cubo de Rubik permite que os pesquisadores de diferentes disciplinas comparem seus métodos em um problema único e bem conhecido".

Fonte: Wikipédia.

Um comentário:

Grissom's Girl disse...

Isso foi tão, mas tão geek que eu quase não consegui ler até o fim. Hehehehehe!
Só vc, amiga!