segunda-feira, janeiro 23, 2006

Plantão de Sábado

A boa notícia é que aquela recém-nascida da semana passada teve alta. Sobreviveu, sim, e não deve ter tido infecção ou ainda estaria no hospital. Só não sei quando ao dano cerebral. Tenho consciência de ter feito o que pude. Aliás, eu aprendi a tal manobra que o médico metido criticou por eu não ter feito, mas não fez o favor de ensinar. Crítica sem sugestão é mesmo que nada.

A mãe me traz um filho cheio de feridas (perebas mesmo), que passou a consulta inteira se coçando, coitado. Será que essa mãe é cega, que não vê o filho se coçando? O coitado cheio de sarna, tão machucado que não dava pra colocar remédio local. resultado: uma benzetacil, um anti-histamínico pra aliviar a coceira e a criança poder dormir. tratar a sarna? Só semana que vem, porque ia arder demais.

Uma moça com histórico de tentativa de suicídio há um ano, perdeu a voz de repente. Minha primeira pergunta:" Você teve alguma raiva?". Claro que sim. Histeria dá afonia, senhoras e senhores. Não havia nada de errado na garganta dela. tem gente que grita quando tem raiva, tem gente que cala.

Uma senhora com diabetes se queixando de tontura quando acorda. Toma o remédio (que baixa o açúcar do sangue) mas não come pela manhã. Um custo fazê-la entender que DIABÉTICO TEM QUE COMER NA HORA CERTA, mesmo sem ter fome. Que precisa fazer exame de sangue toda vez que sentir qualquer coisa, e que o exame do mês passado me mostra a situação do mês passado, não serve pra tontura dessa semana, quando a dose do remédio aumentou.

Mais um habitual caso de diarréia, sem uso de soro caseiro. Será que esse povo não assiste televisão? Talvez se colocar a receita na novela...

Uma senhora com uma broncopneumonia, sem tomar bastante líquido. Depois de um litro e meio de soro, nebulização e iniciar antibiótico, a secreção começou a sair. A nebulização só melhorou a falta de ar. E duas doses de antibiótico não curam ninguém.Não se engane: SORO É ÁGUA COM SAL OU COM AÇÚCAR. Faltava era água pra 'afinar' o catarro. TOSSE COM SECREÇÃO MELHORA MESMO É COM BASTANTE LÍQUIDO(lambedor e xarope dão sede, daí porque funcionam), se a secreção está 'fina', sai mais fácil e a criatura pára de tossir.

Mais um paciente com pressão alta que só vai ao médico quando passa mal. Nada de tomar medicação, fazer acompanhamento médico ou dieta. Por favor: se em três verificações de pressão arterial, em ocasiões distintas, dão elevadas, você tem hipertensão e precisa tratar, seja só com dieta e mudanças de hábito de vida (perder peso, fazer exercício) seja com medicação. Procure um médico. MESMO QUE A PRESSÃO SÓ SUBA QUANDO VOCÊ SE EMOCIONA, ISSO É HIPERTENSÃO!

Um bêbado (chato, pra variar) com uma facada na coxa. Deve ter enchido o saco de alguém, e veio encher a minha paciência. Por que bêbado ou é cheio de direito ou é cheio de manha? Parecia que tinha quebrado qualquer coisa de tanto que gemia. Não parava quieto pra eu fazer a anestesia, a limpeza e a sutura. E estava em delírio de megalomania, comum em bêbado. Queria me dar uma vaca de presente (se eu não tenho onde botar um galinha, avalie uma vaca), me prometeu um monte de laranjas-cravo (tangerina ou mexerica) e não tinha dinheiro nem pra voltar pra casa.

A noite fechou que uma daminha de honra linda, parecia a noiva de tão chique, toda de branco, de vestido com calda, todo bordado, de colar, coroa e brincos, com dor de cabeça. Coitada. Deve ter passado horas sem comer depois de arrumada, na cerimônia, com aquelas luzes de filmagem.

Nenhum comentário: