sexta-feira, julho 16, 2010

13.07.10

Passei o final de semana com mi hermano e quando cheguei ontem, cadê internet? Já era tarde quando descobri isso, e como nem sempre estou disponível no fim da tarde, não sei quando terei acesso à rede novamente.

Estou aqui, esperando a proprietária, que virá conferir que realmente não há verniz nas portas, que o box está com água empoçada, que não tem luz do lado da casa. Ando meio desesperada pra ver tudo no lugar, mas fico me lembrando que sempre tive ajuda antes pra fazer mudança: irmão, ex, mãe. Dessa vez fomos eu, eu e eu mesma.

O que mais me deixa impaciente é o pergolado. Vejo a chuva e penso: ‘essas plantas podiam estar lá fora, a horta precisa ser plantada agora ou não vai pra frente’. Eu chego do trabalho e vejo a entrada assim:



Eu sei que nada (exceto o próprio mundo) foi feito da noite para o dia, mas quando a gente tem muito serviço pela frente fica meio paralisado. Então, meus olhos bateram no quadro de aviso da cozinha (ainda por pendurar). Quando eu estava na Escola Doméstica (fazendo o curso técnico), fizemos um exercício valiosíssimo para donas de casa. É um planejamento pra fazer faxina da casa inteira. Eu adaptei ao longo dos anos (houve época que tinha ‘passear com Nikita’ nas tarefas diárias) e hoje é assim:

Faxina básica:
- trocar lençóis e toalhas
- separar roupa pra lavar
- varrer a casa
- limpar os móveis
- lavar os banheiros
- recolher o lixo e colocar fora
- lavar lixeiras
- passar pano úmido no chão
- lavar panos de limpeza
- conferir material de limpeza para a próxima faxina

Semana 1 do mês:
- faxina da cozinha
Limpar armários por dentro e por fora
Limpar forno e eletrodomésticos
Limpar geladeira
Lavar o chão
- limpar interruptores

Semana 2 do mês:
- faxina da área de serviço
Limpar máquina de lavar roupa
Limpar prateleiras e estantes
- lavar janelas e grades
- lavar tapetes

Semana 3 do mês:
- faxina do escritório e sala de jantar
Limpar estantes e armários
Espanar livros e caixas de filmes
- limpar portas

Semana 4 do mês:
- Faxina do quarto e sala de visitas
Retirar roupas e malas dos armários
Limpar guarda-roupa, cômoda e baús
Virar o colchão
- Faxina do banheiro

Isso vai sendo adaptado a cada casa que me mudo e não necessariamente eu sigo o plano à risca. Viro o colchão a cada dois, três meses, por exemplo. Nessa casa que estou agora, nenhuma das janelas tem vidro ou grade. Preciso encontrar um lugarzinho pras plantas na lista , inclusive. O que importa é que eu tenho um planejamento e posso aproveitá-lo pra terminar aquele restinho de mudança que parece nunca encontrar o lugar certo. Estamos na semana 2 do mês? Então eu vou pintar, serrar, furar, pra colocar o que puder da área de serviço em ordem. Semana que vem? Pendurar os quadros do escritório e da sala de jantar. E assim por diante. Mês após mês, eu vou acabar colocando tudo como quero.

Sete horas e 10 minutos. Nada da mulher. Ops! Olha ela aí. Vou lá.

***
Lá se foi meu sábado. Quebra-quebra e cheiro de verniz. Tenho que cancelar a sessão de terapia de sábado. O faz-tudo também virá colocar o beiral que falta. (suspiro). Às vezes, só às vezes, dá vontade de ter quem me ajude. Mas a vontade passa rapidinho, viu?

***
Falando no meu irmão, olha só o que ele fez pra mim:

Passou o jogo da final cozinhando. Coisa de irmão. A receita do bolo é a mesma que eu fazia pra ele quando éramos adolescentes. A receita do pão é uma das que ele faz desde adolescente também.

Ah, o irmão é casado. Sorry.

2 comentários:

Paulo Xaxá disse...

E era pão sem leite para não te dar coceira no nariz :-}

Beijos,

El Lo Hermanito

Odessa Valadares disse...

Tá vendo? Consideração do hermano!