Dicas:
- Na falta de tinner, querosene serve pra tirar tinta látex e verniz que grudaram na cerâmica, se você tiver a ajuda de uma espátula.
- Se sobrar um restinho de tinta, não jogue fora. Mais dia, menos dia, você precisa fazer um retoque na parede. Guarde longe da luz e do calor e não se esqueça de identificar a cor, o fabricante, e o cômodo em que foi usado. Dica da Marta Stewart.
- Panos de chão e de limpeza nunca são demais numa mudança. Material de limpeza extra também não.
- Não falte à manicure por nada neste mundo, ou vai ficar como eu, se perguntando o que os pacientes pensarão de uma médica com mãos neste estado. Eu cheguei a levar creme pras mãos e deixar lá pelo posto, mas nunca me lembro de colocar.
- Escolha um prêmio pra cada tarefa difícil que tiver que enfrentar, a título de recompensa. Pode ser algo bobo como um filme, uma noite especial com você mesma, ou uma festa com roupa nova. Vai depender do seu orçamento e da sua disposição pra farra. Parece algo muito infantil, mas acreditem-me: funciona. Só não vale trapacear.
- Os cômodos essenciais por onde começar a organizar: banheiro, cozinha e lavanderia/área de serviço. Em ‘Sob o sol da Toscana’ (o filme), a protagonista ensina que ao se mudar, escolha um cômodo e organize-o. Deixe-o com sua cara, e depois vá se apresentando ao resto da casa, aos poucos. Quando me mudei pra essa cidade, fiz isso com o quarto. Dessa vez, elegi o escritório, mas a cozinha acabou organizada mais rápido, eu acho. O que importa é ter um refúgio, um lugar que você olhe e pense ‘pelo menos essa parte está terminada’.
- Tão rápido quanto possível, arrume a sala de estar. É preciso se sentir bem vindo ao chegar em casa pra enfrentar a arrumação do que falta.
(do 'Achados de Decoração')
- Se você mora com mais alguém, incluindo filhos maiorzinhos, deixe cada um encarregado de arrumar sua própria tralha ou, pelo menos, que sigam o espírito ‘se não ajuda, faça o favor de não atrapalhar’.
- Esqueça a programação da TV por uns dias e conclua o que falta. Ou leve o trabalho pra fazer na frente da TV. Só não deixe as caixas da mudança completarem aniversário.
- Não aumente seu trabalho numa época de mudança. Evite arranjar mais serviço no seu emprego, se comprometer com outras pessoas ou iniciar novos projetos além da própria mudança. Lembre-se que alguém pode até decorar sua casa, mas ninguém pode organizá-la de modo eficiente sem sua ajuda.
- Tinta látex que respingou em roupa sai. Coloque de molho, se preciso por mais de um dia (troque a água do molho diariamente) e esfregue. Sempre funcionou comigo
- Tinta a óleo também sai. Basta tinner e disposição. O problema é tirar o cheiro do tinner depois. Por via das dúvidas, separe uma roupa pra esse tipo de serviço.
- Tenha uma trilha sonora pra fazer faxina.
- Não esqueça das plantas e animais, ou eles morrerão de fome ou sede, enquanto você organiza a casa.
- Muito cuidado ao pendurar quadros e prateleiras, ou você vai ganhar um furo extra na parede. Se a parede tiver uma cor incomum, sua dor de cabeça aumenta. Sugiro que primeiro você faça todos os furos e bata todos os pregos. Só então, pinte a parede na cor escolhida.
- Resista ao impulso de sair comprando tudo de bonitinho que encontra ‘pra casa nova’. Se possível, planeje a decoração antes da mudança. Se não puder, só comece a decorar depois que estiver tudo organizado. Absolutamente tudo.
Um comentário:
Amei as dicas. Essa: "- Tenha uma trilha sonora pra fazer faxina.", eu sigo com frequência!
Postar um comentário