sábado, julho 03, 2010

Fim de férias

Tarefas de hoje:
- definitivamente, arrumar a papelada da casa antiga: já estava quase tudo FEITO, só não achei o IPTU. Juro que não entendi, mas a dona da casa antiga disse que esteve conferindo os IPTUs dos imóveis dela e sabe que não há nada em atraso. Parece que estou vendo: quando eu entregar a casa, o papel misterioso aparece. Justo comigo, que gosto de tudo arquivado, etiquetado, classificado...
- pegar chave extra da casa antiga com pedreiro-pintor (FEITO)
- recolher roupa lavada (FEITO)
- colocar campainha (FEITO)
- terminar a limpeza do liquidificador: desmontar, tirar o motor, colocar de molho, esfregar, colocar em cloro, esfregar, secar, montar (feito)
- organizar o escritório: só falta a mesa ENORME, com computador, HD externo, organizadores, caixas de som e cabos, muitos cabos.
- terminar de arrumar o quarto da TV/biblioteca: durante o JN, eu inventei de rearrumar os livros, depois não havia espaço, acabei me sentindo o processador do PC, fazendo defragmentação. Como diz Tio Bonner: PUTZ!
- varrer, varrer: feito. Minha mão está criando mais calos de tanto que já varri essa e a outra casa.
- Avisar à dona da casa e ao mestre de obras que é preciso refazer o box e que ‘faltou’ colocarem um spot (deixaram só o buraco, como na história da campainha) pro lado da casa. (claro que foi feito! E não serei eu a pagar por isso)
- dormir, dormir. Acordar pra ver o jogo do Brasil, só pra dormir no sofá, sem nem ligar a TV (não esqueça que fui dormir às sete da manhã). Ligar a TV por causa dos fogos e descobrir que já era o intervalo. Ver/sonhar que a Holanda ganhou o jogo.
- Não esquecer do Rivotril pra amanhã

Preparação psicológica
Amanhã começa a pintura do lado externo, com o pintor que queria me cobrar 300 reais a mais pra pintar a outra casa. Nessa que estou agora, tem respingo de tinta látex nas janelas, que a dona deixou apenas com selante (parece verniz, mas é só pra proteger a madeira). Além de mal pintadas, as janelas têm tinta respingada. Quero que pinte de novo, especialmente a porta de entrada e a janela que dá pro pergolado, onde caiu muita chuva. Terei que tirar as plantas do pergolado ou ele vai quebrar a metade.
E hoje, o mestre de obras terminou o muro, a calçada e a entrada da casa! Ainda fez o favor de colocar todo o barro que sobrou pra dentro e espalhou, pra eu fazer o jardim. Ele mesmo tomou a iniciativa. Até agora, só tenho o desnível do box depondo contra ele. O resto da casa está ok, e ele é bem tranquilo. Amanhã eu posto as fotos da entrada antes do pintor andar pra todo lado e bagunçar o serviço do outro. Se começar a chover, vai ser pura lama, já estou até vendo, mas só posso plantar alguma coisa depois de pintarem tudo, ou vão pisar nas plantas. Ai, ai.

Eu deveria devolver a casa antiga hoje, mas a dona chegou muito cansada da viagem e não pode amanhã pela manhã (deve estar dando tempo pro filho dela vir). Queria que fosse no domingo. ‘Não, eu tenho que estar na outra casa por causa do pedreiro’ (o que é verdade). Marcamos neste sábado, à tarde, assim que eu estiver livre (eu tenho um monte de coisa pra resolver e o comércio aqui fecha às duas da tarde no sábado), mas não pode ser muito tarde porque ela mora num local esquisito. Ficou insistindo pelo telefone ‘mas está tudo limpo?’. EU varri e passei pano úmido. ‘A senhora mandou capinar o mato da frente da casa?’ Havia um pouco de mato, mas eu mesma capinei ontem (seis da noite e eu limpando mato com um sacho). ‘Mas os banheiros estão limpos?’. Disse que deixei um limpo há mais de um mês e lavei o outro ontem. Estou entregando a casa do jeito que encontrei, exceto pelo buraco na sala.
‘Ah, isso é besteira pra fazer. A gente tira a cerâmica e....’. Eu falei que era mais que cerâmica solta, etc. ‘A gente coloca terra, faz um contra-piso e fica novo’. Tá bom. Quero que ela me convença que era possível ficar morando numa casa com a sala afundando, e que por isso eu devo pagar quase 400 reais de multa. Uma coisa era um desnível, a sensação de cerâmica solta, outra é isso no dia que me mudei (24.06.10):


E isso ontem (01.07.10):


Ela já está ganhando 15 dias de aluguel, porque está tudo pago até o dia 15 de julho, e o IPTU desse ano quitado. Eu não gosto de sentir que estou explorando os outros, nem que me explorem também. O único perigo é saírem falando por aí que eu, ‘a doutora’, dei calote numa viúva, etc. Ah, vocês nem imaginam as histórias daqui.

Reza daí que hoje é dia de São Tomé, padroeiro dos engenheiros e arquitetos, 'já que a arquitetura não pode lidar com meias certezas e, aliás, só lida com certezas numéricas incontestáveis' (Revista Umbigo). Vai que São Tomé, um ex-incrédulo, coloca juízo nesse povo que acha entender de engenharia, e me liberam da multa por sair antes do término do contrato.

Um comentário:

Grissom's Girl disse...

"acabei me sentindo o processador do PC, fazendo defragmentação."
Adorei essa. E sim, a casa estava mesmo "imorável", e não foi culpa sua. Se ela cobrasse por aquele chão afundado até eu ia querer processar.