quarta-feira, julho 28, 2010

Porque a net não permitiu que eu postasse antes

25.07.10

Feliz dia do escritor,

pra você que é viciado em escrever, pra você que escrevia e parou por falta de tempo, pra você que quer ser publicado a todo custo, pra você que tem o nome na capa de um livro, e pros malucos como eu, que não gostam da idéia de ter seu nome na capa de um livro. Se você um dia resolveu colocar no papel ou registrar no Word seus pensamentos ou alguma história legal, você é um escritor.

Escrever é um vício, como ler é um vício. Alguns conseguem escrever regularmente, devido ao hábito. No caso do escritor, a prática leva à perfeição, o excesso leva ao lugar-comum. Não há nada pior que um autor de sucesso que se vê na obrigação de lançar livros regularmente. Ele não tem tempo de criar novas histórias, de pesquisar novos assuntos e fica requentando o que já escreveu. Livro requentado pode até ser bom se o escritor é talentoso, mas não é delicioso, exatamente como a comida de ontem que você repetiu no almoço de hoje.

Ser escritor é descobrir frequentemente que o que você pensava já foi pensado por outro, e escrito. Muitas vezes, de forma melhor que você jamais conseguiria. É entender que raros são os assuntos e enredos que ainda não foram escritos. É aceitar que só outros escritores podem alcançar a dimensão de determinadas obras, e alguns leitores compulsivos, mas esses acabarão escritores um dia, mesmo que não publiquem nada. No entanto, um escritor tem um dom único: ele é capaz de criar mundos inteiros e fugir pra lá quando quiser. Quando ele consegue isso e publica, descobre estranhos no seu próprio mundo, gente que se apaixonou pelo lugar e resolveu ficar também. Se o mundo é uma reinterpretação daqui, ou uma terra imaginária, não importa. Ele encontrou a fórmula da Pedra Filosofal.

O que ainda não se descobriu foi um modo de transmitir esse sentimento para os outros. Só quem escreveu algo sabe como é bom. Eu nunca vou entender por que as pessoas usam drogas. Eu sou viciada em escrever, e em ler o que escrevo. Na verdade, eu sou viciada em ler o que me cai nas mãos. Eu gosto das letrinhas, entende? Aprendi mais de uma língua pelo prazer de saber qual a história. Cada um com seu vício.

Hoje em dia, com o advento da internet, muita gente virou escritora por causa dos blogs. Eu não sei se todo blog pode ser considerado literatura, mesmo porque tem blog com mais imagem que texto. Ainda assim, ter um blog é um exercício valioso. De um post, você pula pra um ensaio, depois outro, se gosta de ficção, escreve um conto, uma crônica, e quando vê, virou escritor.

A única coisa que eu não consigo aceitar é alegar falta de tempo pra escrever. Desligue a TV, por favor! Fique menos tempo na internet, peça licença ao seu marido e às crianças, mas escreva! Você pode pensar no texto enquanto lava a louça, quando vai pro trabalho, ou algo do tipo. Só precisa registrar. Tire 15 minutos pra você e escreva. Nem que seja um diário. Escreva, e um mundo novo se abrirá diante de seus olhos.

(Esse é meu ok? Mais uma vez: não se aproprie, não cite sem os devidos créditos. Faça como a Menina Nina, do Biscoito Doce e cite a autora)

Nenhum comentário: