sábado, junho 05, 2010

É Dia do Meio Ambiente e...

Terreno da Tamarineira vai virar parque público



Vista Aérea do Hospital da Tamarineira, Recife-PE


A polêmica foi enfim resolvida. Por uma decisão da Prefeitura do Recife, o projeto de um shopping center que deveria ser construído na área onde funcionam o Hospital Ulysses Pernambucano, o Hospital Municipal Pediátrico Helena Moura e o Centro Municipal de Tratamento e Prevenção de Álcool (CPTRA), na Tamarineira, não vai sair do papel. A resolução foi definida após a realização de uma enquete pública promovida pela Prefeitura cujos resultados apontaram que os recifenses não concordavam com a exploração do local para a instalação de um empreendimento comercial e preferiam a instalação de um parque público no local e após uma semana de reuniões com representantes de diversas áreas da sociedade civil interessadas no assunto.

Fonte: Pernambuco.com (04.05.10)


Entrada do Hospital da Tamarineira, Recife-PE

Há algumas semanas, eu teclava com uma correspondente, falando do Hospital Ulysses Pernambucano, referência em psiquiatria no Estado de PE:
'O hospital mais lindo que eu conheci. Revolucionaram o tratamento psiquiátrico no país, no tocante à humanização. Adoro aquele lugar, me sinto em casa. A arquitetura é incrível, tem uma área verde imensa. Foi tombado como Patrimônio, mas tem uma briga de peixe grande, querendo a área pra condomínios. A população ao redor não deixa derrubar de jeito nenhum, por causa da área verde, que é uma das maiores da cidade. Amo, amo, amo aquele lugar. E acabo de me lembrar que a primeira cena, da primeira fanfic que comecei surgiu na minha primeira visita ao hospital, numa aula prática. A maioria dos alunos não queria entrar ali, eu não queria sair. Eu me sinto em paz ali. Eu explico: eu gosto do LUGAR, do que ele representa e como as coisas são feitas por lá. Eu coloquei o pé no saguão e foi como se eu ouvisse 'seja bem vinda'.

Bom, como o hospital em si continua funcionando (hoje, quase nada, é mais uma emergência,ambulatório e local de convivência), eu peço encarecidamente: se um dia eu precisar por causa da PMD, gostaria que me levassem pro Ulysses Pernambucano. Como eu disse acima, eu me senti bem-vinda todas as vezes que fui até lá. Que hospital você conhece, psiquiátrico ou não, que faz a pessoa se sentir assim?

Nenhum comentário: