sábado, junho 19, 2010

Mudança, mudança, mudança!

Reclama quem pode, se muda quem tem juízo. Eu aqui, reclamando da mudança, e um conhecido meu arranjou uma cachoeira dentro do apartamento, e está se mudando em 24 horas, mesmo gripado e com criança pequena. E com o carro na oficina! Eu nem pude ir dar uma mão, ocupada com minha própria mudança.

Pra não dizer que não tenho minha parcela de dor de cabeça, a casa nova não está concluída e estão pintando tudo por aqui. Achei que iam apenas cimentar, emassar, etc, mas onde não tem goteira nem infiltração, já estão pintando! Isso significa ficar levando as caixas e móveis de um lado pra outro, cobrindo tudo pra não respingar de tinta, suspirar ao ver que tudo que deixei limpo pra mudança está coberto de pó, e me dar por satisfeita pelo pintor não ter faltado nem reclamado por causa da chuva. O plano era começar por fora, mas com a quantidade absurda de chuva nos últimos dias, o jeito foi inverter a ordem dos fatores.

Consegui algumas caixas e embalei parte dos livros, mas é tanto livro, tanto filme, que haja caixa! Pelo visto, darei algumas viagens à casa nova, descarregarei as caixas e voltarei pra enchê-las com mais livros. Falando na tal casa, a chuva revelou alguns problemas. O pergolado aguenta o volume de água, mas a parede não. É justamente a parede que dá pro dormitório e tem uma janela. Será preciso colocar uma cobertura ou a janela não vai durar nadinha. A porta de entrada também vai precisar de alguma proteção, seja um toldo, seja um pórtico. O mesmo pra área de serviço, que encontrei alagada. Do mesmo modo que a casa antiga, o pedreiro não soube usar o nível (se é que tem um) e a água corre pra cozinha e não pro lado de fora. Juro que não entendo isso. Acho que um toldo ou algo semelhante podem resolver ou amenizar o problema. Considerando o custo total da mudança, vai ser uma cobertura com telha Brasilit mesmo.

Boa questão: custo da mudança. Cobraram 400 reais pelo transporte dos móveis desse meu conhecido. Eu sei que ele estava com muita pressa, que as pessoas se aproveitam e que ele não podia ficar fazendo pesquisa de preço, mas 400 reais é o preço de um aluguel! Se eu não for à falência com essa mudança, no mínimo ficarei sem dinheiro pra qualquer melhoria na casa nova. É um dos motivos de eu não gostar de mudança: você gasta, gasta, gasta e no final continua com os mesmos móveis, as mesmas cortinas, a mesma decoração. Além de morta de cansada. Suzi, pelo visto, nada de comprar um colarzinho que seja, nem tão cedo!

Notícias do banheiro, pra Suzi: cabe um armário! Há um espaço considerável entre a pia e a bacia sanitária (ainda não instalada), que permite a instalação de um armário do tipo arquivo de escritório (com rodízios). Confirmei isso ao passar por uma loja e tirar as medidas de um móvel assim. Outra boa notícia é que existem 18 centímetros entre a porta e a parede, permitindo a criação de uma estante com cantoneiras e prateleiras! Com calma (e quando sobrar dinheiro), meu banheiro vai ficar legal. Primeiro, é preciso proteger a janela (mesmo lado da área de serviço, haja telha Brasilit!) e pensar numa porta pro box. Blindex, por enquanto, é economicamente inviável. Cortina fica esquisito, porque metade do box é fechado por uma meia parede. Eu bolo qualquer coisa e digo no que deu.

Agora, eu quero me livrar do cheiro da tinta, que continuará amanhã, sem que eu possa me mudar, ou levar parte das caixas embora, porque tem ferramenta e tralha por todos os quartos da casa nova. Sugeri à dona da casa que colocasse tudo na área de serviço, mas depois que vi a água, vi que não é posssível.

Por que sempre que a linha de chegada está tão perto, o percurso parece dobrar?

PS: eu reclamo, mas hoje, quando fui mudar tudo de lugar pros pintores, descobri que o piso da sala de jantar afundou mais, a ponto de rachar uma das pedras da cerâmica. O chão está fofo! Se o banheiro da outra casa estivesse pronto, eu me mudava amanhã!

Um comentário:

Suzi disse...

Tô adorando os relatórios do processo!