quarta-feira, junho 30, 2010

Falando em mudança

Atualizando, porque há dias que não falo muito da mudança.

25.06.10
Putz! Como tá frio! Enquanto eu estava varrendo casa, desempacotando as coisas, nem percebi, mas agora que me sentei, vou ali pegar um casaco.

Vamos à odisséia da mudança. Primeiro, toda mudança que se preza, tem algo quebrado. Os meninos só quebraram um vaso (velho) de plantas, quando o caminhão fez uma curva e desequilibrou o dito cujo. 'Normale'. Mas, pra ter um toque de irritação e comicidade: lembra que passei o mês engomando roupa?

Então, eu peguei toda a roupa engomada, ontem, minutos antes do pessoal chegar, coloquei num plásticos e coloquei sobre a escrivaninha que separei pra doação pros desabrigados. O pessoal chegou, e eu apontei pra uma estante onde estavam 'Srta Dess', 'Will', O HD externo, minha bolsa, etc: 'Ali, vocês não mexem'. 'Olha, cuidado com essas revistão, são de coleção (as revistas do Batman), cuidado que ali tem vidro (caixas com louça), isso é de quebrar, aquilo é roupa engomada, eu mesma levo, etc'. Minha culpa, reconheço. Muita informação de uma vez.

Então, fico eu ajudando, mostrando o que é melhor levar primeiro, como desmontar o sofá-cama. Esse sofá foi a grande farra da mudança - eles apelidaram de sofá-sanfona porque nunca tinham visto um daqueles sofás – além das revistas do Batman). De repente, já no finalzinho, deixaram os móveis da doação pro final, pra ficar mais fácil de parar na igreja e entregar as doações. O que eu vejo SOBRE A CALÇADA? Minhas roupas engomadas, dentro dos plásticos, jogadas no chão. Santo Rivotril, Batman!

Eu apenas fiz um bolo com tudo e joguei em cima do caminhão. A antiga Odessa teria dado um show. O responsável pelo caminhão ficou mortificado, os outros deram um bronca no menino (era um bando de rapazote), mas eu deixei pra lá. Podia ter sido o computador. As roupas nem sujaram. Eu até disse a ele que era pra eu ter deixado na estante 'proibida', pra ele não ficar tão chateado, afinal, ele se ofereceu pra vir em cima do caminhão, de olho pras revistas do Batmam não sofrerem qualquer dano e foi uma ótima idéia, porque em alguma curva, algumas revistas caíram (ainda bem que estão em pastas de acetato) e ele viu imediatamente. Não sujou nenhuma. Mas que dá tristeza ver a pilha de roupa pra engomar DE NOVO, isso dá.

Desde ontem, eu varro areia dentro de casa. O lado de fora da casa ainda não foi terminado, então todo mundo que entra, por mais que tenha pano na entrada, traz areia pra dentro de casa. Tem a poeira que ficou da obra, tem a terra do vaso que quebrou...

Hoje, instalaram a internet e a parabólica - a gente só vê TV aqui com parabólica-, o marceneiro veio, consertou o armário e instalou a nova cabeceira da cama, o meu pintor/quebra-galho fez um orçamento pra colocar os beirais nas janelas e portas (pra proteger da chuva). Eu consegui a furadeira do marceneiro emprestada por uns instantes, mas a menor broca disponível para parede era a número dez. Como eu só tenho bucha oito, os ganchinhos vão se soltar se eu pendurar algo mais pesado que lingerie, mas já é um começo! Amanhã eu compro bucha 10 (aquelas buchas que a gente coloca na parede pra prender parafusos têm número. Bucha 10 é um tamanho enorme, pra aguentar muito peso, tipo roupa lavada).

E a vida é divertida! Um dos técnicos da internet sabe que gosto de CSI e ficou perguntando sobre a temporada que está passando na Record. Só eu mesma pra ter um técnico em internet que assiste CSI. Minha ex-manicure também assistia.

Acabo de descobrir que daqui de casa dá pra ouvir o sino da matriz, que toca a cada quinze minutos (acho), o dia inteiro. Só não é alto demais. Minha grande curiosidade é se a igreja Pentecostal aqui perto (que só percebi depois de assinar o contrato), é daquelas barulhentas. Espero que não. Já bastou o vizinho ouvindo forró ontem o dia inteiro em alto volume. Eu sei que era Dia de São João, mas espero que não vire rotina, porque foi-se o tempo que eu era boazinha. Eu nem perco tempo falando. Faço denúncia e pronto.

Falando em transporte de mudança:

Vou precisar retocar a pintura do guarda-roupa (superfície grande demais pra não sofrer danos), das estantes, da geladeira. Mas isso é coisa de mudança, de gente chata que fica procurando defeito em tudo e não admite que deveria ter fiscalizando (ainda mais) o transporte, porque o rapaz da mudança foi um achado. Veja a diferença: um conhecido teve o apartamento inundado pela chuva, a ponto de pingar água da lâmpada e se mudou em 24 horas. Cobraram 400 reais. Esse rapaz que contratei, cobrou SESSENTA reais pelo aluguel do caminhão e VINTE reais pela diária de cada menino. Eram três. Total: 120 reais. Eu dei 140, porque não quebraram nada. Eles não são profissionais, foram cuidadosos, eles ainda herdaram parte dos móveis da doação e me fizeram o favor de deixar as caixas do declutter na igreja. O menino das tais roupas perdeu um monte de coisa na chuva e ficou com meu antigo fogão, que está feio, mas perfeitamente funcional. Eu já ia comprar um mesmo, nem que seja no crediário. Por mim, só quero um fogão, que cozinhe e não estrague o bolo.

(mal se ouve a cantoria da igreja. Ou pediram pra baixar o som, ou estou ficando surda mesmo)

Piada de declutter: eu joguei fora um varão pra antena parabólica há mais de um ano, 'bota-fora' nem era chamado de declutter por aqui na época. Hoje, o cara me pergunta 'cadê o varão que dei pra senhora há uns dois anos?' Eu: 'ah, eu me separei, ele deve ter levado por engano'. Foi a única coisa, que me lembro de ter precisado, do que joguei fora, em anos e anos. Conclusão: é raro, mas você pode precisar de algo de que se desfez, mas quase sempre é algo que dá pra comprar. E é muito improvável que você precise de algo que foi pra declutter. Na dúvida, coloque nunca caixa 'para pensar' e tire do meio do caminho

AIJESUS! Estão cantando hinos ali na esquina. Cadê os fones de ouvido?
Entenda: eu adoro hinos religiosos, bem cantados. Minha mãe é vizinha de uma igreja adventista e eu ficava curtindo até o ensaio da banda. Sei. ou sabia, pelo menos um hino inteiro. Mas esse povo que não percebe que seu dom não é cantar, e ao invés de cantar, berra, ninguém merece. Por exemplo, eu gosto de 'o leão da tribo de Judá', e é evangélico

Estou precisando de férias dessa mudança!

Nenhum comentário: