terça-feira, junho 08, 2010

Uma pia com coluna

Falando sério: como se organiza um banheiro pequeno com pia com coluna? Pois é. A casa é nova, mas veio com esse abacaxi. Pra dizer a verdade, eu não me lembro de ter morado em nenhuma casa que tivesse um gabinete no banheiro. Nem mesmo uma bancada. Os últimos foram com coluna, que disfarça o sifão e rouba o pouco espaço existente, que a gente poderia aproveitar, encaixando nem que fosse uma fruteira embaixo da pia.

Praticamente não existem mais fotos de banheiro decorado com uma pia de coluna. São chamadas de pias retrô. Eu tenho uma casa nova, com uma pia retrô. Agora, só se usa dessas cubas quadradas ou redondas, sobre móveis de madeira ou bancadas de mármore, ou a gente pode comprar um gabinete pra pia, que vem com a pia, o que não me serve. Colocar uma bancada de mármore me parece algo caro, mas eu posso fazer um orçamento só pra poder dizer ‘eu não falei?’.

O maior problema com banheiros é espaço. A casa ou apartamento pode ser grande, mas economizam no espaço do banheiro. E as revistas mostram banheiros lindos (e caros) que são ‘pequenos’, na definição dos arquitetos, e são sempre maiores dos que os nossos (ou o orçamento é maior que o nosso, tanto faz).

Eu andei garimpando (com custo) e encontrei algumas idéias pra guardar o essencial no banheiro, mesmo com a tal pia com coluna. A maioria inclui um gabinete encomendado, mas se você leu o post anterior, sabe que como está minha disposição pra fornecedores e prestadores de serviço. Nessa cidade não tem lojas que vendam coisas prontas, ou pra montar. Não se encontra nem um espelho com prateleiras que seja vendido sem o gabinente correspondente. Trazer algo assim da capital é caro.

Eis as opções:

Gabinete para pia com coluna


Sugestão para substituir bancada


Sugestão do blog da Martha Stewart


Prateleiras para banheiro


Gabinete planejado para pia com coluna


Bancada sobre a pia e carrinho de suporte

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Odessa estava procurando sobre pias com coluna quando achei o seu blog... estou na mesma situação que vc... casa nova, banheiro pequeno (muito pequeno) e uma pia com coluna... Não sei se é possível retirar e colocar uma pia com gabinete sem ter que quebrar tudo e gastar horrores... vc achou alguma solução???

Odessa Valadares disse...

Achei algumas, mas perdi a pasta com as tais fotos. Você pode procurar um móvel próprio pra encaixar sob a pia (tem na Tok&Stok), encomendar, ou partir pra usar outros espaços disponíveis no banheiro (como eu fiz). Estou devendo a foto do meu banheiro, mas fiz o seguinte: coloquei um antigo baú de vime (em boas condições) entre a pia e o vaso sanitário. Dentro dele, organizadores plásticos com papel higiênico, toalhas, etc. Sobre o baú, cestinhas com frascos contendo o que uso no dia a dia: escova, pasta, pente, algodão, sabonete pro rosto.
O mesmo pode ser feito na parede, colocando um armário com o essencial ou possível, dentro das medidas do cômodo. Um armário no corredor pode guardar as toalhas sobressalentes, etc.
Vou tentar postar esse comentário com exemplos, ok?

Odessa Valadares disse...

O comentário com exemplos: http://deluaeestrela.blogspot.com/2010/12/um-anonimo-leitor-leu-um-dos-posts-da.html